PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

05.05.2017 - 19:40 Por Carolina Moura

COMISSÃO DEBATE LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS COMO FORMA DE REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA

1/1
  • Por Thiago Lontra
    Cumpra-se
  • Por LG Soares
    Cumpra-se
  • Por LG Soares
    Eduardo Faveret, Neoropediatra - Instituto Cerébro
  • Por Thiago Lontra
    Orlando Zaccone , delegado da polícia civil RJ

O presidente da Comissão para Acompanhar o Cumprimento das Leis da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Cumpra-se), deputado Carlos Minc (sem partido) disse que a legalização das drogas pode reduzir o número de homicídios no Brasil e auxiliar no tratamento de doenças cerebrais, através da utilização do Cannabidiol - uma substância produzida a partir da maconha usada de forma medicinal para o tratamento de doenças. A afirmação foi feita durante a audiência pública realizada nesta sexta-feira (05/05). “É um fato que a atual política de drogas aumenta a violência”, disse Minc.

Segundo o delegado da Polícia Civil, Orlando Zaccone, a mudança na política de drogas resultaria em uma nova gestão na segurança pública. "Temos que acabar com o traficante e, para isso, é preciso legalizar, controlar e regulamentar o consumo de drogas", disse. "O proibicionismo nunca proibiu todas as drogas. A legalização tem possibilidades reais de reduzir índices de homicídio e salvar vidas", completou. "O que mata não é o consumo, mas o confronto armado", concluiu.

Uso medicinal

O uso medicinal da maconha também foi debatido. Marilene Esperança, de 36 anos é mãe do adolescente Lucas Gabriel que tem síndrome de Rasmussen – que causa problemas neurológicos como a epilepsia. O jovem é tratado com doses de Cannabidiol e conta com a assistência do neuropediatra Dr. Eduardo Favaret. Marilene contou que seu filho não tem mais crises de epilepsia desde que o tratamento começou. "Os médicos me falaram que não podiam fazer mais nada, então o Lucas tinha crise atrás de crise. Até que conheci o Dr. Eduardo e as coisas mudaram", declarou. "Com 15 dias de tratamento já notamos mudança. Meu filho não andava, não tinha força nem para segurar o pescoço. Graças a deus, ao doutor e à maconha, hoje o Lucas pula, corre e está 100% como qualquer outro adolescente normal", comemora.

Minc finalizou a reunião homenageando o Dr. Faneret com uma Medalha Tiradentes – o maior título do Parlamento Fluminense – justificando que o médico ajuda a salvar muitas vidas com o tratamento a base do Cannabidiol.

FacebookTwitterWhatsappEmail