PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

06.05.2019 - 14:51 Por Comunicação Social

PALÁCIO TIRADENTES COMPLETA 93 ANOS

1/1
  • Por Thiago Lontra
    PALÁCIO TIRADENTES COMPLETA 93 ANOS
  • Por Thiago Lontra
    PALÁCIO TIRADENTES COMPLETA 93 ANOS
  • Por Thiago Lontra
    PALÁCIO TIRADENTES COMPLETA 93 ANOS

O Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), completou 93 anos nesta segunda-feira (06/05). Inaugurado em 1926, ele é um dos mais importantes marcos da arquitetura brasileira, ícone da ‘Belle Époque’ carioca. As suas dependências e corredores guardam uma grande parte da memória política do estado e do país. Até 1960 todos os presidentes da República, de Washington Luiz a Juscelino Kubitschek, tomaram posse no salão nobre do palácio e do alto de sua principal varanda discursavam para o povo, que lotava as escadarias. Como parte das comemorações dessa importante data, o quase centenário palácio ganhou um moderno sistema de iluminação artística, com o objetivo de transformar o local em um novo ponto turístico noturno. A ideia é preservar e perpetuar o prédio como dos principais locais de visitação para o turista no Rio.

Além de valorizar a beleza arquitetônica do palácio, considerado um patrimônio inestimável da cidade do Rio, a nova iluminação também beneficia a questão da segurança no seu entorno. O novo sistema contempla as ruas laterais do palácio, proporcionando maior proteção às centenas de pessoas que passam por essas vias no período da noite. A homenagem é uma iniciativa da presidência da Alerj, juntamente com a diretoria-geral da Casa. A arquitetura do Palácio Tiradentes lembra muito o Grand Palais de Paris, o prédio foi projetado em estilo eclético por Archimedes Memória e Francisco Couchet.

“Estamos resgatando o projeto de iluminacão da Light Designer Francesa, que fez a Torre Eiffel e o Museu do Louvre. O palácio merece essa revitalização por sua grande importância”, justifica o diretor-geral da Alerj, Wagner Victer. A revitalização paisagística do palácio implementada agora foi feita pela empresa que já cuida da manutenção elétrica da assembleia; ou seja, o serviço não teve qualquer custo adicional.

A subdiretoria-geral de Cultural da Casa também vem trabalhando para celebrar essa data emblemática. Recentemente, realizou visita guiada ao palácio com a participação especial do cantor e ator Toni Garrido. Ele, aliás, atuará no espetáculo musical ‘Um Palácio de Modinhas’, que faz parte do projeto 'Alerj Para a Nossa Memória’, que será encenado todas as segundas-feiras dos meses de junho, julho e agosto, com entrada gratuita.

Palácio repleto de histórias

Em 1960, ano da transferência da capital do Rio para Brasília, o Palácio Tiradentes passou a abrigar a Assembleia Legislativa do Estado da Guanabara (ALEG). Quinze anos depois, com a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro surgiu a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). O terreno onde foi construído é considerado um sítio histórico. No Brasil Colônia ali ficava o prédio conhecido como Cadeia Velha. No andar de cima, trabalhavam os vereadores. No de baixo, ficava a cadeia. Por isso, o local ficou popularmente conhecido como Cadeia Velha.

Foi lá onde o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ficou preso, durante três anos antes de ser enforcado no dia 21 de abril de 1792. O antigo prédio foi demolido em 1922 para dar lugar à construção do palácio.

Visitação gratuita

Mais detalhes dessa rica história do Brasil e do Palácio Tiradentes podem ser conferidos, diariamente, por meio da visita guiada, incluindo sábados, domingos e feriados. Essas visitas podem ser marcadas no site da Alerj, clicando neste link http://www.palaciotiradentes.rj.gov.br/visitaguiada/.

É possível, também, fazer um tour virtual pelo palácio, com imagens em 360 graus. Basta acessar o site da Alerj, por meio deste link http://www.palaciotiradentes.rj.gov.br/tour-virtual/

Para ver o vídeo sobre todas as fases da história do palácio, vale a pena acessar este link https://bit.ly/2WsBbyR

 

 

FacebookTwitterWhatsappEmail