Assembléia Legislativa do Estado da Guanabara Informações e Produtos Parlamentares

Partidos Políticos

Aliança Renovadora Nacional (ARENA)

       Fundada em 4 de abril de 1966 para apoiar o governo, quando foi instaurado o sistema bipartidário pelo do Ato Institucional nº 2, de 27 de outubro de 1965, e do Ato Complementar nº 4. A ARENA foi extinta em 29 de novembro de 1979, com o fim do bipartidarismo aprovado pelo Congresso Nacional.

Movimento Democrático Brasileiro (MDB)

       Fundado em 24 de março de 1966 como partido de oposição após a edição do Ato Institucional nº 2, e do Ato Complementar nº 4. Sua extinção se deu em 27 de novembro de 1979, juntamente com o sistema bipartidário.

Movimento Trabalhista Renovador (MTR)

      Partido criado em 1959 por Fernando Ferrari com dissidentes do PTB gaúcho.

Partido Democrata Cristão (PDC)

      Fundado em São Paulo em 9 de julho de 1945 por Antônio Cesarino Júnior, e extinto pelo Ato Institucional nº 2 e Ato Complementar nº 4. Apresentava-se como uma opção ao conflito capitalismo versus comunismo. O PDC retomou suas atividades políticas após a decisão do Congresso Nacional em restabelecer o sistema pluripartidário no país.

Partido de Representação Popular (PRP)

      Partido de âmbito nacional foi fundado em 26 de setembro de 1945 por Plínio Salgado, líder e criador da Ação Integralista Brasileira (AIB), de caráter fascista organizada durante a década de 1930.

Partido Libertador (PL)

      Fundado por Raul Pila e políticos do Partido Federalista do Rio Grande do Sul em 10 de novembro de 1945. Foi extinto pelo Ato Institucional nº 2 em 27 de outubro de 1965.

Partido Republicano (PR)

      Fundado por Artur Bernardes em 1945, sucede ao antigo Partido Republicano Mineiro. Foi extinto pelo Ato Institucional nº 2.

Partido Republicano Trabalhista (PRT)

      Fundado em 1948 sucedeu ao Partido Republicano Democrático.

Partido Rural Trabalhista (PRT)

      Partido de âmbito nacional foi fundado em 1958 sucedendo ao Partido Republicano trabalhista. Foi extinto pelo Ato Institucional nº 2.

Partido Social Democrático (PSD)

      Fundado em 17 de julho de 1945 pelos interventores estaduais nomeados durante o Estado Novo. Elegeu dois presidentes da República, em 1945 e 1955 e foi durante sua existência o partido majoritário na Câmara dos Deputados.

Partido Social Progressista (PSP)

      Partido populista fundado em São Paulo em junho de 1946 pelo ex-integralista Ademar de Barros.

Partido Social Trabalhista (PST)

      Organização oriunda do Partido Proletário Brasileiro (PPB) fundada em 1947 no Rio de Janeiro.

Partido Socialista Brasileiro (PSB)

      Fundado em 6 de agosto de 1947 no Rio de Janeiro (então Distrito Federal) durante a segunda convenção nacional da Esquerda Democrática. Assim como os demais partidos da época, o PSB foi extinto pelo Ato Institucional nº 2, e pelo Ato Complementar nº 4 e recriado em 1985.

Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)

      Fundado no Rio de Janeiro (então Distrito Federal) em 15 de maio de 1945, e extinto em outubro de 1965 em decorrência da aplicação do Ato Institucional nº 2. O PTB foi recriado após a decisão do Congresso Nacional de retomar o pluripartidarismo como sistema político

Partido Trabalhista Nacional (PTN)

      Partido criado em 1945 pelo líder espírita Romeu Campos Vidal e políticos ligados ao Ministério do Trabalho.

União Democrática Nacional (UDN)

      Partido fundado em 1945 por uma ampla frente heterogênea conservadora anti-getulista. Foi extinto pelo Ato Institucional nº 2.

Voltar