Exposição Permanente
Palácio Tiradentes: Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro

Rua Primeiro de Março, s/n - Praça XV - Rio de Janeiro
Informações e visitas em grupo: 2588-1251 ou 2588-1393

HORÁRIOS:
Segunda-feira à Sábado: das 10:00 às 17:00 horas.
Domingos e Feriados:
12:00 às 17:00 horas.

Um breve histórico:

Em dezembro de 1998, foi inaugurada a exposição permanente Palácio Tiradentes: Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro. A Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, espaço público e cenário de decisões políticas do nosso passado e presente, hoje está inserida no corredor cultural do Rio de Janeiro. O Palácio Tiradentes, desde então, abriu suas portas a todos que desejam saber um pouco mais sobre a história desse país.

A arquitetura do Palácio - inaugurado em 1926 – destaca-se por mesclar estilos franceses e neoclássicos, pelos afrescos e esculturas presentes no prédio. Vale à pena visitar: o plenário com sua cúpula composta de vitrais, o piso em mosaico do palácio - uma criação artesanal, o salão nobre, a biblioteca, a sala das comissões, a escadaria que dá acesso ao salão nobre, e finalmente, a exposição fotográfica, que aponta os principais fatos da história política brasileira e também do Parlamento fluminense.

A partir de setembro de 2001, após assinatura de convênio com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), estagiários dos cursos de História e Ciências Sociais passaram a guiar visitas à exposição de escolas públicas e particulares, grupos da terceira idade e visitantes em geral, inclusive em inglês, francês e espanhol.

Em 2011, foram atendidos 39.940 visitantes e, ao longo desses dez anos 424.124. Com base nesta estatística, a exposição permanente Palácio Tiradentes: Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro vai conquistando seu lugar de destaque no cenário cultural carioca, procurando a cada dia harmonizar-se com os principais núcleos culturais do Estado do Rio de Janeiro.

A exposição está aberta ao público em geral e a entrada é franca.


Procedimentos para agendamento das visitas monitoradas:

ESCOLAS PÚBLICAS

1 - Ligar de segunda a sexta, das 10h às 17h, para o telefone (21) 2588-1251 ou 2588-1393 e combinar dia e hora da visita.
2 - Enviar ofício para confirmar a visita, até cinco dias úteis após o agendamento, pelo fax (21) 2588-1393 ou por e-mail (exposicaoalerj@gmail.com ) que, neste caso, deverá ser escaneado e anexado. A visita será confirmada somente após o recebimento do ofício. Acesse o link a abaixo para obter o modelo de ofício para confirmação de sua visita (Modelo para Escolas Públicas).
3 - Será disponibilizado pela ALERJ um ônibus com 45 lugares para transportar os alunos e professores. A unidade escolar deverá reservar quatro (04) destes lugares para professores e/ou responsáveis.
4 - Todos os alunos e professores de escolas públicas receberão um lanche durante a visita.

ATENÇÃO:a visita de escolas públicas é fotografada por um profissional da Subdiretoria Geral de Comunicação e Cultura da ALERJ, com o objetivo de se confeccionar um boletim informativo que é encaminhado posteriormente às escolas, já com a foto da turma que fez a visita.

ESCOLAS PARTICULARES

1 - Ligar para (21) 2588-1251 e combinar dia e horário.
2 - Enviar ofício para confirmar a visita, em até cinco dias úteis após o agendamento, por meio de fax (21) 2588-1393 ou por e-mail (exposicaoalerj@gmail.com ). Acesse o link abaixo para obter o modelo de ofício para confirmação de sua visita (Modelo para Escolas Particulares).

DEMAIS ENTIDADES

O projeto estende-se a grupos de Terceira Idade e programas ou projetos vinculados aos governos municipal, estadual e federal. O procedimento para o agendamento de visitas é o mesmo das escolas.

 

 


Voltar