Samuel Malafaia
samuelmalafaia@alerj.rj.gov.br
 



 
 Nome completo: Samuel Lima Malafaia
Data de nascimento: 31/05/1949
Origem: Rio de Janeiro
Mandato: 2º
Domicílio eleitoral: Rio de Janeiro
Votação nas últimas eleições: 134.515
Formação: Engenheiro mecânico
Área de atuação: Educação, Ciência e Tecnologia, combate às drogas;
Participação em comissões: primeiro suplente na Mesa.
E-mail: samuelmalafaia@alerj.rj.gov.br
Site: www.samuelmalafaia.com.br/
Twitter: @samuelmalafaia
Endereço para contato: Rua Dom Manuel, s/n° - Centro
CEP: 20010-090
Gabinete Número: 109
Telefone: 2588 1286

O Deputado Samuel Malafaia é Engenheiro Mecânico formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em tecnologias e sistemas de proteção ambiental, fala inglês fluentemente e tem experiência profissional na Suíça e nos Estados Unidos.

Foi eleito com 134.515 votos, em 2010, sendo o terceiro mais bem votado dentre os 70 parlamentares da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ.
Em sua atuação política, pretende elaborar leis que venham a dar condições de cidadania às camadas mais pobres da população, com ênfase na educação, primeiro emprego, saúde, saneamento e terceira idade. Outra meta importante é propiciar mais condições às empresas para desenvolverem suas atividades produtivas com competitividade.

Samuel Malafaia quer se constituir como uma voz firme no controle das instituições do Governo, principalmente das agências reguladoras que têm permitido preços exorbitantes para as concessionárias em geral e baixa qualidade dos serviços para o consumidor. 

No âmbito governamental, foi diretor do Prosanear/RJ (Banco Mundial) e Vida Nova com Saúde, programas de saneamento básico (abastecimento de água e rede de esgoto) para as populações carentes e de baixa renda do Rio de Janeiro. Foi ainda assessor da presidência da CEDAE, sendo responsável pela interlocução entre a empresa e o Tribunal de Contas do Estado. 

Na Alerj, foi contra a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos por considerar que a Cia tem uma importância missão pública no fornecimento de água de boa qualidade – que é vida – e na disposição adequada do esgotamento sanitário, outro fator de promoção da saúde.

Em abril de 2010, concluiu o curso de pós-graduação em Políticas Públicas pela Escola de Políticas Públicas e de Governo – EPPG, do conceituado IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro) tendo a partir disso um maior embasamento para desenvolver seu trabalho parlamentar.

Ex-aluno da Epcar (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) nutre especial apreço pela instituição, mantendo até hoje laços de amizade com muitos que por lá passaram, incluindo comandantes e brigadeiros e em especial pelos seus colegas da turma de 1968.

De tradicional família evangélica, Samuel Malafaia é graduado em Teologia pelo Instituto Bíblico Pentecostal, onde lecionou diversas matérias. É filho do pastor Gilberto Malafaia, que preside a Assembleia de Deus em Jacarepaguá (RJ) há mais de 50 anos, e da professora Albertina Malafaia, pedagoga e psicóloga atuante no universo evangélico. É irmão do pastor Silas Malafaia, conferencista internacional e um dos nomes mais importantes do segmento evangélico no Brasil e no exterior. Admirador do rádio como veículo de comunicação, Samuel Malafaia é presença constante no Debate da FM 93 e apresenta o programa “Palavra de Fé” em diversas retransmissoras, como a Rádio Excelência, no município de Cabo Frio, e a Rádio 105,5 , em Macaé.

Destacou-se ao escrever temas relevantes para a revista Lições da Palavra de Deus, editora Central Gospel, abordando o tema Perigos que Rondam a Igreja, e mais recentemente Tipos e Figuras da Bíblia, que resultaram em convites de pastores de várias igrejas para ministrar estudo bíblico em escolas dominicais.

Também escreve mensalmente a coluna Cidadania da Revista Fiel da Associação Vitória em Cristo, discutindo temas relevantes referentes ao papel do Poder Público e direito do cidadão, sempre com foco nos ensinamentos bíblicos.

Samuel Malafaia é casado com Elizabeth, filha do saudoso Pastor José Santos, que foi o presidente de uma das mais importantes igrejas evangélicas do Brasil - a Assembléia de Deus da Penha. Tem quatro filhos -Fábio, Fabíola, Lídia e Lívia - e três netos - Gabriela, Natan e Lucas. 

Histórico

Em 2002, Samuel Malafaia foi eleito deputado estadual para o primeiro mandato (PSB), com 60 mil votos, ficando entre os 10 mais votados. Foi considerado um dos deputados mais atuantes da Casa Legislativa, tendo apresentado 50 projetos de Lei. Participou de 11 comissões parlamentares, foi Corregedor da Casa por dois anos e como membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça relatou mais de 500 projetos de lei, sobre diversos assuntos, sempre comprometido com a promoção de políticas públicas voltadas para a diminuição da desigualdade social e mais dignidade aos cidadãos. 

Em 2004, criou a Frente Parlamentar Cooperativista do Rio de Janeiro (Frencoop-RJ), com o intuito de favorecer a prática do cooperativismo no estado. Também em apoio aos pequenos negócios, foi coordenador regional e um dos autores da Frente em Defesa e Fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas, visando minimizar o risco para quase dois milhões de microempresários na época. 

Destacam-se a sua Lei 4393/04, que prevê a captação e armazenamento da água de chuva, preservando esse bem natural; o projeto de lei 1916/04, que regulamenta o alerta aos motoristas sobre a localização de radar nas estradas e, ainda, o projeto de lei nº 1533/04, que suscitou a redução de 4% para 0,5% da alíquota de IPVA para veículos de locadoras, diminuindo o número de emplacamento fora do estado, o que favorece a arrecadação e a criação de empregos no Rio. 

Atuou em prol do combate à dependência química, da Saúde, da educação pública, do desenvolvimento da Informática e dos idosos, entre outros, sendo autor da lei 4471/04, que incluiu na grade curricular de ensino fundamental a matéria de Orientação e Prevenção ao Uso de Drogas.

Na área ambiental, foi idealizador do projeto de lei e relator da Comissão que criou o Código Ambiental do Estado do Rio de Janeiro (projeto de lei 3757/06), atualizando e consolidando, em 238 artigos, a legislação sobre o tema; e informando sobre a estrutura normativa ambiental, a legislação vigente e as unidades de conservação do estado.

Não se esquecendo do povo evangélico, fez a lei 4712/06, que institui o atendimento religioso nas plataformas de petróleo “off-shore”, uma oportunidade para evangelização de cerca de 40 mil pessoas, o que anteriormente era proibido; e a lei 4154/03, que permite que esposas de pastores prestem assistência aos enfermos em hospitais juntamente com o pastor. Além disso, atuou decisivamente para instituir a comemoração oficial do Dia da Bíblia e abriu espaço para a realização de cultos nas instalações da Alerj.

Conseguiu derrubar a emenda proposta que alterava a lei do ensino religioso nas escolas com o intuito de torná-lo não-confessional, isto é, esse ensino seria filosófico e ecumênico podendo ser ministrado por professor de qualquer matéria.

Samuel Malafaia julga importante a participação do cristão na vida pública, a fim de influenciar nas decisões sobre questões fundamentais para a população e, principalmente, para ser voz contrária a projetos como “Dia de Oxum”, aprovado recentemente; a desconstrução da heterosexualidade, os privilégios para homossexuais, mordaça na imprensa, homofobia e outras aberrações. Acredita que é necessário agir o mais rapidamente possível para que possamos sonhar um país socialmente mais justo para todos. 

Por sua atuação parlamentar exemplar e sendo ex-aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), foi condecorado pela Força Aérea Brasileira com as Medalhas “Mérito Aeronáutico” e “Santos Dumont”. Recebeu na Universidade da Flórida, Miami, o Título de Reconhecimento e Aprovação pela apresentação do “Programa Integrado no Combate, Prevenção e Tratamento de Dependentes Químicos”. Também foi homenageado pela Câmara dos Vereadores do Rio com a Medalha Pedro Ernesto.
 
   
 
 Você pode acompanhar o trabalho de seu parlamentar pelo
BANCO DE DADOS DA ALERJ.
Utilize os mecanismos de busca por nome ou palavra chave.
 


   © Copyright 2010 Alerj