Coronel Jairo
coroneljairo@alerj.rj.gov.br
 



 
 Nome completo: Coronel Jairo Souza Santos
Data de Nascimento: 20/10/49
Local de Nascimento: Rio de Janeiro - RJ

Jairo Souza Santos nasceu no dia 20 de outubro de 1949, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Caçula de uma família de cinco irmãos, ele fez carreira na Academia de Polícia Militar, onde passou de cadete a aspirante, depois capitão, major e finalmente atingiu o ápice da carreira. Paralelamente, formou-se em Direito e Administração de Empresas, foi comentarista esportivo na televisão e dedicou-se à poesia.

A formação em diversas áreas lapidou as qualidades inatas do Coronel Jairo. É de sua autoria o livro "Pedaços de Vida", trazendo poemas sobre o amor, a infância e a família. Fiel às suas origens e atento aos percalços que a vida impõe ao povo do subúrbio, foi eleito presidente do Ceres Futebol Clube, time que acompanhou toda a sua juventude. Apaixonado pelo Ceres e pela Mocidade Independente de Padre Miguel, trabalha incansavelmente pela Zona Oeste do Rio.

Em 2002, elegeu-se deputado estadual pelo PSC, com mais de 20 mil votos. No seu primeiro mandato, foi escolhido líder do partido, presidente da Comissão de Segurança Pública e vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. Em 2006, conquistou o segundo mandato com uma vitória consagradora: 50.818 votos, a maior votação de um deputado da Zona Oeste. Nos quatro anos seguintes, ocupou a primeira vice-presidência da Alerj. Em 2010, foi eleito para o terceiro mandato e hoje ocupa a presidência da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle.

Ao longo de sua vida parlamentar, o Coronel Jairo tem se dedicado a construir uma sociedade mais justa e igualitária, trabalhando em benefício da população carente do estado. É de sua autoria o projeto de lei 702/2003, que serviu de base para a construção da primeira universidade pública da Zona Oeste. A Uezo foi inaugurada em 2005, com o objetivo de capacitar trabalhadores para as indústrias que estão chegando à região e também para o Pólo Gás-Químico de Duque de Caxias. Hoje, a instituição tem cerca de 1.500 alunos em diversos cursos técnicos. Os moradores da Zona Oeste podem concluir seus estudos sem precisar sair da região.

Alem da Uezo, a Zona Oeste ganhou uma escola profissionalizante de alto padrão. O Centro Vocacional Tecnológico (CVT), localizado atrás do campo do Bangu, oferece 2.375 vagas por ano em cursos de informática, telemarketing, hotelaria etc. Autor da Indicação Legislativa 351/ 2003, o Coronel Jairo trabalhou anos a fio para viabilizar o projeto.

Outra iniciativa bem-sucedida do deputado diz respeito às Unidades de Pronto-Atendimento na Zona Oeste. As UPAs melhoraram sensivelmente o atendimento à saúde em toda a região. Além de desafogar os hospitais e postos de saúde da região, esses postos de saúde 24 horas contribuíram para trazer mais conforto e tranqüilidade aos pacientes. O Coronel Jairo foi o autor de oito Indicações que garantiram a inauguração de UPAs na região: Bangu (IL 1181/07), Realengo (IL 1179/07), Vila Kennedy (IL 2437/08), Padre Miguel (IL 1180/07), Santa Cruz (IL 1184/07), Campo Grande (IL 1183/07), Senador Camará (IL 1182/ 07) e Jardim Novo (IL 2870/08).

Policial militar durante mais de 30 anos, o deputado é autor da Lei 4848/2006, que muda a carteira funcional de PMs e bombeiros ao passarem para a reserva. A nova identidade registra o posto ou graduação que os servidores passam a ocupar na reserva, de acordo com seus vencimentos. Preocupado com a violência nas casas noturnas, o Coronel Jairo também criou a Lei 4.331/2004, que obriga as boates a instalarem circuitos de vigilância para identificar os frequentadores que provocam brigas e confusões. Na Zona Sul, os casos de violência em boates caíram até 70% após a sanção da lei.

No segundo mandato, uma das prioridades do deputado foi a criação do Bilhete Único nos transportes coletivos, permitindo a integração entre ônibus, trens, barcas e metrô. A iniciativa reduziu o custo das tarifas para quem precisa usar mais de uma condução no trajeto até o trabalho. Ele também é autor de duas importantes iniciativas na área de saúde: a licença-maternidade de 180 dias nas empresas privadas (Lei 5.160/2007) e a criação do Programa de Saúde do Adolescente (Lei 5.020/2007).
Ao longo de sua vida parlamentar, o deputado Coronel Jairo imprimiu em seu trabalho a marca da dignidade. Foram inúmeras conquistas e vitórias em benefício da população fluminense, em especial os moradores da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ao lado do seu filho, o vereador Dr. Jairinho, ele trabalha pelo resgate da cidadania, buscando justiça e inclusão social. Casado com dona Manuela e pai de dois filhos (Jairinho e Thalita), o Coronel Jairo coloca o seu nome e a sua dignidade a serviço do Estado do Rio de Janeiro, como demonstração de amor às origens e à sua terra.

Partido: PMDB
Endereço para contato: Rua Dom Manuel, s/n° - Centro
Gabinete Número: 207
Andar: 2º
CEP: 20.010-090
Telefone: +55(21)2588-1278
Fax: +55(21)2588-1278
 
   
 
 Você pode acompanhar o trabalho de seu parlamentar pelo
BANCO DE DADOS DA ALERJ.
Utilize os mecanismos de busca por nome ou palavra chave.
 


   © Copyright 2010 Alerj