Agnelo Collet

Agnelo Geraque Collet (1862-1929) nasceu na Bahia. Diplomou-se em Medicina em 1886 pela Faculdade da Bahia e clinicou inicialmente na cidade de Caravelas (BA), ocupando depois a presidência da Estrada de Ferro Bahia-Minas. Mudou-se em 1894 para São Fidélis (RJ), onde passou a envolver-se com a política local. Elegeu-se vereador por várias legislaturas, chegando à presidência da Câmara Municipal. Foi eleito segundo vice-presidente do estado em 1914, ao lado de Nilo Peçanha, que fora escolhido para a presidência do estado fluminense. Com a renúncia de Nilo Peçanha em maio de 1917, e a morte do primeiro vice- presidente, Francisco Xavier da Silva Guimarães, em junho do mesmo ano, Agnelo Collet assumiu o governo. Foi empossado no governo perante o Tribunal da Relação em 20 de junho de 1917, permanecendo no cargo até o fim do período constitucional. Depois de exercer a presidência do estado, foi nomeado ministro do Tribunal de Contas, do qual foi o primeiro presidente. Faleceu em Niterói.

Fontes: LACOMBE, Lourenço Luiz. Os chefes do executivo fluminense. Petrópolis: Vozes, 1973.

[ volta ]  [ sobe ]