[ volta ]  [ sobe ]

Núcleo de Memória Política Carioca e Fluminense
 



Ari Parreiras

Ari Parreiras (1890-1945) nasceu em Niterói (RJ). Militar, assentou praça em 1907, matriculando-se no curso de máquinas da Escola Naval.

Atuante na preparação da Revolução de 1930, foi considerado desertor e anistiado após a subida de Getúlio Vargas ao poder. Ainda em 1930, foi nomeado oficial de gabinete do ministro da Marinha e participou de uma comissão para fiscalizar a implantação das medidas preconizadas pela Revolução. Integrou o chamado "gabinete negro", denominação dada ao grupo de "tenentes" que se reunia em torno de Vargas logo após a Revolução para discutir o futuro do governo. Em dezembro de 1931 foi exonerado do gabinete da Marinha para ocupar o cargo de interventor federal no Rio de Janeiro. Após deixar a interventoria em novembro de 1935, voltou ao serviço ativo na Marinha. Faleceu em Niterói.


Fontes: ABREU, Alzira de & BELOCH, Israel (coords.). Dicionário histórico-biográfico brasileiro:1930-1983. Rio de Janeiro. Ed. Forense Universitária: FGV/CPDOC: FINEP, 1984, v.3. LACOMBE, Lourenço Luiz. Os chefes do executivo fluminense. Petrópolis:Vozes, 1973.


[ volta ]  [ sobe ]