Francisco Portela

Francisco Portela (1833-1913) nasceu no Piauí. Formado em medicina pela Faculdade da Corte, dedicou-se ao jornalismo. Radicou-se em Campos, elegendo-se vereador. Foi deputado à Assembléia Legislativa provincial. Nomeado governador do estado por decreto do marechal Deodoro, em novembro de 1889, somente é eleito como primeiro governador constitucional em maio de 1891, pela Constituinte fluminense.

Após a dissolução do Congresso Nacional a 3 de novembro de 1891 pelo marechal Deodoro, e sua conseqüente deposição em 23 de novembro, Portela foi forçado a renunciar ao posto no governo do estado em 10 de dezembro.

Representou ainda o novo estado como deputado federal, em 1909, e depois senador. Faleceu no Rio de Janeiro.

Fontes: FERREIRA, Marieta de Moraes. A república na velha província - oligarquias e crise no estado do Rio de Janeiro (1889-1930). Rio de Janeiro: Rio Fundo Ed., 1989. LACOMBE, Lourenço Luiz. Os chefes do executivo fluminense. Petrópolis:Vozes, 1973. SOARES, Emmanuel de Macedo. História política do estado do Rio de Janeiro (1889-1975). Niterói, RJ: Imprensa Oficial, 1987.

[ volta ]  [ sobe ]