DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
Patriota Patriota
DEPUTADO Val Ceasa
  • Roosevelt Barreto Barcelos

    CONTATO

    (21) 2588-1000

    valceasa@alerj.rj.gov.br

Roosevelt Barreto Barcelos, mais conhecido como Val Ceasa, é mineiro, da cidade de Nanuque/MG. Nasceu em 1969 e aos 18 anos de idade veio ao Rio de Janeiro tentar a sorte, em um negócio familiar no CEASA/RJ. Fixou-se no bairro de Irajá, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Desde muito novo, trabalhava auxiliando em tarefas gerais, trocando o dia pela noite, sem perder a esperança de ter um futuro digno. Aos poucos, foi tornando-se um especialista no cultivo e comercialização de frutas.

Depois de alguns anos, conseguiu reunir suas economias e adquiriu a sociedade neste negócio, dando início à sua bem-sucedida vida empreendedora. Em seguida, realizou a aquisição de sua primeira fazenda, para o plantio de mamão e manga. Com muita humildade e trabalho, tornou-se um dos mais importantes produtores e revendedores de mamão do Estado do Rio de Janeiro.

A partir de 1997, começou a sua vida social, ajudando diversas famílias na região de Colégio, Acari e Irajá voluntariamente. Sua fama foi crescendo, sendo então apelidado de "Amigo do Povo". Observando uma grande quantidade de comunidades carentes no entorno do CEASA/RJ, liderou um projeto de reaproveitamento dos alimentos descartados pelos comerciantes, que se transformavam em cestas básicas para famílias abaixo da linha da pobreza.

Em 2014, foi convidado para vir candidato a deputado estadual (PDT). Obteve 13.604 votos. Sua votação foi de destaque, pela grande quantidade de votos, mesmo não tendo sido eleito. Em 2016, agora como candidato a vereador, foi eleito com 15.388 votos.

Val assumiu o cargo de vereador, em janeiro de 2017, com o objetivo de trabalhar pelos menos favorecidos. Acreditou que era possível melhorar radicalmente a Educação Infantil no Município e lutou pela causa, no período de seu mandato.

Em outubro de 2018, Val disputou novamente a candidatura de deputado estadual e foi eleito com 25.259 votos.

13º Legislatura (2023 – 2027) - Atual

Legislaturas Anteriores