DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PSB PSB - Partido Socialista Brasileiro
DEPUTADO Jari Oliveira
  • Jari Oliveira

    CONTATO

    (21) 2588-1000

    jarioliveira@alerj.rj.gov.br

Jari de Oliveira nasceu em 18 de maio de 1973, no município de Volta Redonda. Casado, pai de dois filhos, iniciou sua vida profissional como torneiro mecânico formado pelo Senai, trabalhando na iniciativa privada, e graduou-se bacharel em Direito pelo UBM (Centro Universitário de Barra Mansa). Antes de ingressar na política, seu histórico profissional público inclui passagens pela Câmara Municipal de Volta Redonda; DETRAN/RJ – Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro; e Prefeitura Municipal de Volta Redonda. Foi eleito vereador em Volta Redonda para três mandatos consecutivos (2012/2016/2020), sendo em 2016, já pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), o mais votado do município.

Sua atuação política é pautada pela participação popular. Já no início de seu primeiro mandato, em 2013, lançou o projeto ‘Vereador no seu Bairro’, estando presente semanalmente em diferentes bairros de Volta Redonda com o objetivo de explicar o papel do vereador, conversar com os moradores e conhecer as prioridades de cada localidade. O projeto foi realizado em todos os mandatos de Jari. Ainda como vereador e pensando na ampliação da participação popular no mandato e na política, criou a Lei da Tribuna Livre, aprovada em 2017, que alterou o Regimento Interno da Câmara Municipal de Volta Redonda e passou a permitir a participação do cidadão nas sessões ordinárias da Casa.

Na condição de suplente do PSB, foi duas vezes designado para assumir uma cadeira na Alerj, entre dezembro de 2021 e março de 2022 e entre outubro de 2022 e janeiro de 2023, implantando o ‘Deputado na sua Cidade’, uma versão ampliada do projeto municipal para todo o Sul Fluminense.

Além da participação popular, Jari sempre defendeu o bom uso do dinheiro público, com inúmeras votações contra iniciativas que gerassem gastos desnecessários e prejudicassem investimentos nos serviços públicos prestados à população. Também exerce com afinco o papel de fiscalizador dos serviços públicos, principalmente no que diz respeito a Saúde, Educação, Assistência Social, Transporte Público e Infraestrutura. Em Volta Redonda, destaca-se ainda sua atuação em prol do meio ambiente, com ações legislativas e efetivas contra a poluição do ar e do rio Paraíba do Sul.

Eleito deputado estadual para a Legislatura 2023-2027, é presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj e membro das comissões de Educação, Cultura e Tributação. Neste primeiro mandato, vem consolidando sua posição como representante do Sul Fluminense, apoiando os interesses dos municípios da região, legislando pelo bem comum, defendendo a valorização do servidor público e fiscalizando os serviços prestados à população.

 

 

13º Legislatura (2023 – 2027) - Atual

Legislaturas Anteriores