PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

04.07.2022 - 11:30 Por Comunicação Social

ALERJ CONCEDERÁ MEDALHA TIRADENTES POST MORTEM PARA PINTOR DI CAVALCANTI

  • Por Thiago Lontra

Assembleia inaugurou na sua sede exposição permanente com obras do pintor.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), promulgou a Resolução 1.091/22. A medida, que é de autoria do próprio parlamentar, concede a Medalha Tiradentes Post-Mortem ao pintor Di Cavalcanti. A norma foi publicada no Diário Oficial do Legislativo desta segunda-feira (04/07).

Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 06 de setembro de 1897, foi um pintor modernista, desenhista, ilustrador, muralista e caricaturista brasileiro. Sua arte contribuiu significativamente para distinguir a arte brasileira de outros movimentos artísticos de sua época, através de suas reconhecidas cores vibrantes, formas sinuosas e temas tipicamente brasileiros como carnaval, mulatas e tropicalismos em geral. É considerado um dos principais e mais famosos artistas da história da arte brasileira.

Na quinta-feira passada (30/06), a Assembleia Legislativa inaugurou, em sua sede, uma exposição permanente com reproduções das obras “Gente da Ilha” (1963) e “Brasil em Quatro Fases” (1965). “Há muitas formas de representar o povo. A arte é uma das mais belas. O Edifício Lúcio Costa vai exibir algumas das 700 obras do Acervo Funarj/Coleção Banerj, humanizando e dando um colorido ao ambiente do prédio”, disse o presidente Ceciliano.

 

 

FacebookTwitterWhatsappEmail