PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

12.08.2022 - 10:00 Por Manuela Chaves

PRESIDENTE DA ALERJ DEFENDE NO RIO INNOVATION WEEK INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA PARA GERAR EMPREGOS

  • Por Julia Passos

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), destacou a importância do investimento em inovação tecnológica para gerar novos postos de emprego no Estado do Rio em evento de lançamento do Rio Innovation Week, nesta quinta-feira (12/08). A segunda edição será realizada de 08 a 11 de novembro deste ano. A conferência contou com a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomercio), Antônio Florêncio Queiroz, entre outros participantes.

“O Rio de Janeiro é um polo de inovação, tecnologia e de conhecimento. Temos exemplos de diversas tecnologias que foram desenvolvidas aqui nas nossas universidades estaduais e federais. Precisamos atrair investidores para discutirmos o futuro da nossa capital e do nosso estado”, comentou Ceciliano.

O Rio Innovation Week é conhecido como o mais completo evento sobre inovação e tecnologia da América Latina. Nessa nova edição, ele vai contar com 23 conferências, 700 palestrantes de diversos segmentos; além de mais de duas mil startups, com objetivo de interagir e apresentar soluções e oportunidades de negócios que beneficiam não só o município, mas também todo o estado.

Fábio Queiroz, um dos organizadores do evento, também frisou que é essencial que o Rio seja posicionado no cenário de tecnologia e inovação. “Nos preocupamos em colocar o nome do nosso estado no evento, e vamos realizar um conteúdo de muita qualidade. O Rio vai ser a capital do mundo nos dias da conferência, e aqui vai ser um berço de grandes negócios”, afirmou.

Embaixadora do Rio Innovation Week, a empresária Camila Farani lembrou que a primeira edição do evento recebeu 40 mil pessoas. “O Rio de Janeiro merece um evento como esse, temos muita expectativa para a segunda edição. O nosso estado é pioneiro em muitas coisas, e o fomento à inovação e à tecnologia é inerente aos cidadãos cariocas e fluminenses”, frisou.

Desenvolvimento tecnológico

A Alerj tem atuado também em prol do desenvolvimento tecnológico no estado. A Casa aprovou a Lei 9.151/20, que instituiu o Programa de Estímulo à Implantação de Tecnologias de Conectividade Móvel, para viabilizar a chegada do 5G no estado. O Rio é pioneiro na adoção de uma legislação sobre esse tema.

A Assembleia votou ainda a atualização da Lei Estadual de Inovação, com base no novo Marco Legal federal. A partir da lei sancionada em julho, que instituiu o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, o Rio tem melhores condições de promover o desenvolvimento científico e tecnológico. Outra medida para assegurar investimentos para além dos royalties foi a criação do Fundo Soberano do estado, para estimular investimentos estruturantes que possam gerar novos investimentos especialmente nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

 

FacebookTwitterWhatsappEmail