Francisco Manoel de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, nasceu e foi criado no bairro de Vila Isabel. Iniciou ainda jovem sua trajetória profissional como técnico de atletismo e handebol obtendo resultados expressivos em competições estaduais e nacionais. Mas foi na Vila Olímpica da Mangueira, que seu sonho de ocupar o tempo ocioso dos jovens que perambulavam pelas ruas e vielas da comunidade da Mangueira, tornou-se realidade.
Implantou o Projeto Olímpico da Mangueira, inicialmente braçal, em um espaço abandonado da Rede Ferroviária Federal, onde a semente continua até os dias de hoje produzindo bons frutos para o esporte nacional e internacional, credenciando-o como o melhor Programa Social no gênero, em países em desenvolvimento.
Sempre muito preocupado com o futuro do jovem, do idoso e do portador de deficiência, o Deputado Chiquinho da Mangueira ocupou vários cargos na Administração Pública.
Em janeiro de 1999, foi indicado para Presidência da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro - SUDERJ, onde permaneceu até dezembro de 2002. Em 2003 retornou, já como Deputado Estadual para ocupar os cargos de Secretário de Estado de Esporte e Presidente, interino, da SUDERJ, onde permaneceu até 2006, quando retornou à Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro – ALERJ.
Em 2009 foi para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, permanecendo até março de 2010, quando se retirou para tentar sua 2ª reeleição.
Na Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro (Alerj), ele vem desenvolvendo importantes projetos voltados para os interesses da população do Estado do Rio de Janeiro, com ênfase nas questões relacionadas ao esporte, a educação e a saúde como ferramentas indispensáveis na formação da consciência crítica do cidadão como autor da sua própria história.