MESA DIRETORA
Mesa Diretora é o órgão colegiado, composto por Deputados, encarregado de dirigir os trabalhos legislativos e administrativos da ALERJ.
Número Legislatura 13º Legislatura (2023 - 2027)
Mesa Diretora De: 01/02/2023 Até: 31/01/2027
DEPUTADOS ELEITOS
VICE PRESIDENTES
SECRETÁRIOS
VOGAIS
FUNÇÕES DA MESA DIRETORA
A Mesa Diretora cabe: opinar sobre: requerimentos de licenças de Deputados; proposições para alteração do regimento interno; proposições sobre os serviços de sua Secretaria e condições de seu pessoal; determinar abertura de sindicâncias ou instaurar inquéritos administrativos; autorizar assinatura de convênios e contratos de prestação de serviços; Declarar a perda de mandato de Deputado; indicar os nomes daqueles que concorrerão às vagas do Tribunal de Contas.
FUNÇÕES DO PRESIDENTE
São atribuições do Presidente: supervisionar os trabalhos da ALERJ; representar a Casa perante a coletividade; em plenário: manter a ordem durante as sessões; conceder a palavra e retirá-la durante as sessões; interromper e advertir o orador que abordar assunto diverso do que está sendo apreciado durante a "Ordem do Dia"; convidar o Deputado que perturbar a ordem da sessão a sair do Plenário; anunciar a "Ordem do Dia"; determinar o arquivamento ou desarquivamento de proposições.
FUNÇÕES DO SECRETÁRIO
Compete ao Secretário: em plenário: fazer a chamada dos Deputados presentes; efetuar a contagem de votos; por ordem do Presidente, lêr qualquer documento. administrar à ALERJ e dar posse ao Diretor-Geral, ao Secretário-Geral da Mesa Diretora, ao Procurador Geral, aos Diretores Gerais e aos Diretores de Departamento da ALERJ.