DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
DC DC - Democrata Cristão
DEPUTADO Rafael do Gordo
  • Rafael do Gordo

    CONTATO

    (21) 2588-1000

    rafaeldogordo@alerj.rj.gov.br

Aristeu Raphael Lima da Silveira, conhecido como Rafael do Gordo, tem 32 anos e é natural de São Gonçalo. Casado com Rafaela Knosel, o parlamentar, que está em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, tem dois filhos. Em 2014, ele obteve 36.460 votos nas urnas. Rafael ingressou na vida política em 2008, aos 25 anos, quando assumiu seu primeiro mandato de vereador em São Gonçalo. Ele foi o quarto mais votado no município, com 7.313 votos.

Em 2011, foi eleito deputado estadual e trocou de casa legislativa para assumir uma cadeira na Alerj, recebendo 55.831 votos. Na vida pública, Rafael é inspirado pelo pai, Eduardo Gordo, ex-presidente da Câmara de São Gonçalo. Em sua primeira passagem pela Alerj, foi presidente da Comissão de Minas e Energia, membro da Comissão Parlamentar de Inquérito das Carteiras Falsas de Estudante e autor das leis que criou o Dia Estadual do Atleta Paralímpico (lei 6219/12), da que institui o Programa Venda Legal às Pessoas com Deficiência (lei 6624/13) e outras.

Rafael também é autor da lei 6350/12, que obriga hospitais e maternidades da rede pública estadual, municipal e privada de todo o estado do Rio de Janeiro a realizarem exame para detectar doenças cardíacas congênitas em recém-nascidos, chamado Teste de Oximetria. Neste mandato, Rafael pretende defender a ampliação da rede de saneamento básico em São Gonçalo e em todo o estado, além da qualificação profissional dos jovens fluminenses visando o primeiro emprego e a saúde do idoso, com foco no desenvolvimento e na qualidade de vida para a população.

Legislaturas Anteriores