Franciane Motta é professora, tem 52 anos, é casada e mãe de um filho. Foi prefeita de Saquarema por dois mandatos, de 2009 a 2016, mesma cidade onde mora. Em 2022, foi reeleita deputada estadual com mais de 37 mil votos.
Franciane começou a sua vida pública em 2001, quando assumiu a Secretaria de Promoção Social em Saquarema, e, três anos depois, foi eleita vice-prefeita da cidade.
Esposa do ex-deputado e presidente da Alerj, Paulo Melo, Franciane está na vida pública há mais de 20 anos e sua gestão como prefeita foi classificada como a segunda melhor do Rio de Janeiro pelo Tribunal de Contas do Estado com base nos gastos dos recursos na saúde e na educação.
É membro das Comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, Cultura, Turismo e Redação.
No seu primeiro mandato, teve mais de 100 leis sancionadas e diversos projetos dos mais variados temas estão em tramitação na Casa, dentre elas, a Lei nº 8.639/2019, que dispõe sobre a garantia de prioridade nos trâmites procedimentais das ações judiciais cíveis, criminais e administrativas aos crimes de estupro e feminicídio enquadrados na Lei Maria da Penha. E destaca-se ainda, o Projeto de Lei nº 4.622/2021, que proíbe os planos de saúde em exigirem consentimento do cônjuge ou de qualquer companheiro para inserção de qualquer método contraceptivo.