Verônica dos Santos Lima está em seu primeiro mandato como Deputada Estadual. Construiu sua trajetória política em Niterói, se tornando, em 2012, a primeira mulher negra eleita para o cargo de vereadora na história da Câmara Municipal da cidade. A partir de então, cumpriu três mandatos potentes e produtivos.
Sempre teve atuação de destaque na defesa de políticas públicas socioassistenciais, na construção de iniciativas para valorização da cultura, na luta pela vida e pela dignidade das mulheres e LGBTQIA+ e no combate ao racismo. É autora de leis municipais pioneiras, como o primeiro Estatuto Municipal de Igualdade Racial do país, que, entre outras medidas, prevê a reserva de 20% das vagas em concursos públicos de Niterói para candidatos negros.
Eleita para a ALERJ com 55.738 votos, Verônica Lima já é uma voz incansável em defesa do povo. Presidente da Comissão de Cultura, tem estreitado laços com o Ministério da Cultura para garantir melhorias para o setor e para seus trabalhadores e trabalhadoras. Além disso, é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça, um dos espaços mais importantes do parlamento estadual.
No parlamento e nas ruas, o mandato Verônica Lima se coloca na defesa da democracia e da soberania popular. Para isso, entende que é fundamental o combate às desigualdades sociais, a geração de emprego e renda e a defesa da dignidade e oportunidades para os trabalhadores e os que mais precisam.
COMISSÕES
Comissão de Cultura - Presidenta
Comissão de Constituição e Justiça - Membro Titular