O deputado estadual Professor Josemar foi eleito em 2022 para uma cadeira na Alerj, depois de atuar por dois anos como vereador da Câmara Municipal de São Gonçalo, cidade onde nasceu e foi criado.
Professor de geografia, formado e pós-graduado pela UFF, recebeu 28.409 votos pelo PSOL.
Nasceu em 30 de de setembro de 1975. Começou a militância na adolescência, lutando em defesa da educação e da universidade pública. Atuou em vários movimentos, em especial na organização de pré-vestibulares populares gratuitos na periferia.
Atualmente, preside a Comissão de Combate às Discriminações e Preconceito da Alerj, com várias audiências públicas já realizadas. Entre as audiências, houve a que debateu e apresentou medidas direcionadas à implementação da educação antirracista nas escolas do Rio de Janeiro.
Três leis de sua autoria foram aprovadas no primeiro ano de mandato. Entre as quais, a Lei Vini Jr, de nº 10.053/23, que determina o encerramento total da partida esportiva em caso de conduta racista, torna obrigatória a divulgação de campanhas educativas em estádios e arenas.
As prioridades do mandato incluem a luta pela Educação e o combate ao racismo e às discriminações, além das pautas por transportes públicos, em defesa do servidor público e pela causa animal.