PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

01.03.2021 - 17:07 Por Andressa Sampaio

FÓRUM DA ALERJ ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE O IMPOSTO DE RENDA 2021

  • Por Reprodução de Tela
    FÓRUM DA ALERJ ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE O IMPOSTO DE RENDA 2021

O Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro realizou nesta segunda-feira (01/03) uma live com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCRJ), Samir Nehme, para esclarecer as principais dúvidas sobre o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 - ano base 2020 -, que teve sua abertura no dia de hoje.

A conversa foi mediada pela secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, e serviu também para orientar os cidadãos sobre a possibilidade de destinar parte do imposto devido ao fisco diretamente para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA) e do Idoso. A divulgação da contribuição do Imposto de Renda nas ações sociais dos municípios vem sendo trabalhada de forma conjunta entre o Fórum da Alerj e o CRCRJ, que promoveram na última sexta-feira (26/02) um workshop virtual para os gestores públicos sobre esse tema - na página da Receita Federal na internet há um detalhado conteúdo informativo para fundamentar as doações. Nehme destacou a importância dos contadores para essa função de informar os clientes quanto à possibilidade de contribuição e sobre os pré-requisitos necessários para conseguir realizar essa doação.

O presidente do CRCRJ também falou a respeito das mudanças na declaração do Imposto de Renda de 2021. Segundo ele, a modificação de maior impacto deste ano é sobre o ganho do auxílio emergencial: “A Receita Federal utilizará da declaração para fiscalizar possíveis fraudes no ganho do benefício. Sendo identificado algum erro de documentação exigida, o cidadão terá que restituir o valor recebido”.

Durante a live, os participantes também puderam tirar dúvidas sobre como realizar a declaração de Imposto de Renda, tais como documentações necessárias, como proceder, possíveis interferências, entre outras questões. O prazo para a entrega da declaração vai até o dia 30 de abril.

 

 

FacebookTwitterWhatsappEmail