ALERJ HOMENAGEIA TEATRO TABLADO E MARIA CLARA MACHADO COM MEDALHA TIRADENTES POST MORTEM
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) homenageou com a Medalha Tiradentes Post Mortem a criadora do Teatro O Tablado, a dramaturga Maria Clara Machado. A maior honraria do Parlamento fluminense foi entregue, na terça-feira (12/04), pelo deputado estadual Noel de Carvalho (SDD) e pela atriz Julia Stockler no palco do teatro, com a participação das atrizes Malu Mader, Claudia Abreu, Louise Cardoso, Débora Lamm e do ator Leonardo Brício.
Uma Moção de Louvor, Aplausos e Congratulações também foi entregue aos atores, diretores e funcionários de Tablado. As homenagens foram propostas pelo deputado Noel de Carvalho, autor da lei que tornou o teatro Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio em 2021, ano em que se comemorou o centenário de nascimento de Maria Clara Machado e os 70 anos do Tablado. Mas, devido à pandemia, as homenagens só puderam ser feitas nesta terça-feira.
“Chegar aos 70 anos em plena atividade em um país onde a arte está cada vez mais desvalorizada é um sinal de resistência do Tablado, principalmente nesses últimos dois anos com a situação do país agravada pela pandemia. E transformar O Tablado em Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio é uma vitória para nosso estado e nossa cultura, e a celebração da memória de Maria Clara Machado e o reconhecimento da sua importância para nosso país”, disse o parlamentar.
A honraria foi recebida por Cacá Mourthé, diretora do teatro e sobrinha de Maria Clara Machado. “Receber esta homenagem, nestes tempos sombrios que o Brasil e o mundo estão vivendo, mostra que ainda tem gente sensível e criativa. A criatividade, a imaginação e a potência da criação está na arte e no teatro”, disse Mourthé.
O presidente do Tablado, Ricardo Kosovski, destacou a importância das homenagens. “Este é um dia de extrema importância para a cultura, para o estado e para o país. Estas homenagens são o reconhecimento da potência e da importância que o teatro O Tablado tem”, comemorou.
Apresentações
Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo contando a história da criação de O Tablado narrado por Maria Clara Machado. As atrizes Malu Mader, Louise Cardoso e Débora Lamm leram textos da dramaturga sobre a importância do teatro para as crianças e adolescentes.
“As minhas primeiras lembranças do teatro são muito remotas porque eu ainda era muito pequena e meu pai já me levava a todas as peças da Maria Clara Machado. É muito bom ver nosso teatro e nossa arte valorizados. Estou muito emocionada”, disse Malu Mader. Já Débora Lamm destacou a alegria de voltar ao teatro. “Estar aqui é como encontrar minha família, meus pais, tios, irmãos”, comentou.
ENVIE POR E-MAIL
Os campos que contém
são de preenchimento obrigatório.
