PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

27.06.2022 - 16:00 Por Ana Clara Silva

COMISSÃO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DEBATE OS IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO EM MIRACEMA

  • Por Divulgação Alerj

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), debateu nesta segunda-feira (27/06) em audiência pública os impactos da instalação de um aterro sanitário na cidade de Miracema, no Noroeste Fluminense. A reunião, realizada no Clube XV, foi presidida pelo deputado estadual Eurico Júnior (PV), que se posicionou contrário ao projeto da prefeitura local.

“A área onde querem colocar o aterro conta com 23 nascentes, cursos de água, mananciais, córregos e cachoeiras. Já denunciei ao Inea, eu me reuni com ambientalistas e sugeri essa audiência pública à Comissão de Defesa do Meio Ambiente, que integro, para que a população da cidade e as autoridades tenham conhecimento detalhado dos impactos desse aterro. Essa é uma questão muito séria, que precisa de ação imediata”, disse o deputado.

Segundo a representante do Inea, Deise Delfino, o instituto realizou apenas uma análise preliminar, que precisa ainda de uma complementação ao Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). “Quando houver a aceitação das informações complementares pelo Inea, será realizada nova audiência pública para apresentação dos resultados à população”, explicou a técnica.

Eurico Júnior informou ainda que, em uma das visitas ao município, sobrevoou o bairro Conde, local onde está prevista a construção do aterro que receberá o lixo de 13 municípios. Na observação aérea, ele se mostrou preocupado com os possíveis impactos causados pela presença desse aterro na região. “Fiquei ainda mais impressionado com a dimensão do problema ambiental que será criado caso o aterro seja aprovado”, enfatizou o parlamentar.

Estiveram presentes na audiência o representante do Secretário de Ambiente e Sustentabilidade, João Ricardo; o promotor Renato Moreira, representante da OAB de Miracema, Mariel Furtado; a Defensora Pública Natália Carneiro, a Procuradora do município, Juliana Macedo; o vereador Aimoré, o ex-deputado André Lazaroni e Daniela Pinaud, representante do deputado Flávio Serafini, além de dezenas de lideranças e moradores da cidade.

 

 

FacebookTwitterWhatsappEmail