14.07.2022 - 16:59 Por Comunicação Social

AVISO DE PAUTA: COMISSÃO DO CUMPRA-SE DEBATE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CAPOEIRA NO RIO

A Comissão pelo Cumprimento das Leis (Cumpra-se), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), promove audiência para debater políticas públicas para a capoeira no estado. Na pauta de discussão está o Projeto de Lei 6.164/22, que determina o ensino desta arte marcial em escolas da rede pública. A reunião será nesta sexta-feira (15/7), às 14h, no auditório do 21º andar, Rua da Ajuda, 5, no Centro. O evento contará com transmissão ao vivo pela TV Alerj e pelo canal do Youtube.

O presidente da comissão, deputado Carlos Minc (PSB), ressalta a importância do encontro. “Mistura de arte marcial, dança e música, a capoeira é parte fundamental da expressão cultural e esportiva afro-brasileira. Vamos ouvir representantes do Poder Executivo, Ministério Público, sociedade civil e associações de capoeiristas para garantir o cumprimento do projeto que estabelece o ensino da prática nas escolas públicas e debater políticas públicas que possam contribuir para o fortalecimento da modalidade”, disse o parlamentar.

Entre os convidados estarão os membros do Fórum de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro, entre eles, os mestres e mestras Ephrain, Paulão Kikongo, Curumim, Renatinha e Darlene; além dos representantes da Federação Fluminense, mestre Everaldo Lima; do movimento Capoeira é a Nossa Bandeira, Mulato; a superintendente de Museus do Estado do Rio, Lucienne Figueiredo, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e representante da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec) e do Instituto Estadual do Patrimônio Cultura (Inepac).