PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

22.09.2022 - 17:52 Por Gustavo Natario e Manuela Chaves

ALERJ AUTORIZA CRIAÇÃO DE COMPETIÇÕES ESPORTIVAS PARA IDOSOS NO ESTADO

  • Por Octacílio Barbosa

Olimpíadas e Paralimpíadas da Melhor Idade poderão ser implementadas no Estado do Rio, com o objetivo de promover a competição esportiva entre os idosos. A autorização é do Projeto de Lei 4.560/21, de autoria do ex-deputado Ronaldo Anquieta, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, nesta quinta-feira (22/09). A medida segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias para sancioná-la ou vetá-la.

 

A competição será destinada a idosos com idade superior a 60 anos, que devem apresentar documento para comprovação. Os campeões de cada modalidade serão premiados com medalhas e diplomas. Aos demais participantes será concedido certificado de participação.

 

O evento deverá ser realizado preferencialmente em outubro, na semana internacional do idoso, em todo o estado, com jogos nas modalidades bocha, xadrez, truco, jogos de dama, sinuca e dominó - além de esportes com esforço físico. Durante a realização das olimpíadas e paralimpíadas, serão oferecidos cursos e palestras sobre orientações para promover uma melhor qualidade de vida.

Os atletas de modalidades com esforço físico deverão passar por uma avaliação médica obrigatória e gratuita. O evento deverá ser coordenado e desenvolvido pelas Secretarias de Esporte, Lazer e Juventude e de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. O texto autoriza a realização das finais na capital, com custeio da viagem e da hospedagem dos atletas.


A medida autoriza, ainda, o Poder Executivo a firmar parcerias com a iniciativa privada e com entidades desportivas para proporcionar as olimpíadas e paralimpíadas. O Governo do Estado deverá regulamentar a norma. “A olimpíada será muito oportuna para socialização das pessoas em processo de envelhecimento e dos idosos, bem como para proporcionar aos mesmos agradável lazer e divertimento”, justificou o autor.

FacebookTwitterWhatsappEmail