23.11.2022 - 10:23 Por Petra Sobral

ALERJ HOMENAGEIA O CIENTISTA POLÍTICO PAULO BAÍA COM A MEDALHA TIRADENTES

• Por Octacílio Barbosa

O cientista político Paulo Baía recebeu, na noite desta terça-feira (22/11), a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A homenagem foi proposta pelo deputado Noel de Carvalho (SDD), o presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), e a deputada Martha Rocha (PDT) como reconhecimento a sua vasta trajetória acadêmica e contribuição à formulação de políticas públicas no país.

“Com seu vasto conhecimento, ele tem dado uma inestimável contribuição, especialmente ao Estado do Rio de Janeiro, em temas como direitos humanos, segurança pública, igualdade social, cultura, estudos estratégicos e análises do cenário político”, ressaltou Ceciliano.

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Paulo Baía é mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pós-doutor em História Social pela UFF. Atuou como coordenador do Núcleo de Sociologia de Poder e Assuntos Estratégicos, da UFRJ e foi pesquisador do Laboratório de Estudos de Gênero e do Núcleo de Inclusão Social da universidade. O sociólogo ainda atua como gestor e assessor de organizações públicas e privadas.

Emocionado, Paulo Baía destacou a relação que estabeleceu com a Assembleia Legislativa ao longo dos anos. “Nesta Casa, já trabalhei com muitas pessoas importantes para a democracia brasileira. Eu tive chance de debater ideias, ouvir e ser ouvido”, contou.

O autor do projeto, Noel de Carvalho(SDD) destacou a intensa atuação de Baía, produzindo análises dos cenários políticos e das transformações da sociedade.

“A sua indignação flagrante contra a violência nos mostra porque a sua luta ainda permanece viva e muito bem expressada nas suas atitudes, nas suas cartas e e-mails enviados à grande imprensa até hoje. Os seus projetos de pesquisa nos revelam o seu incansável interesse pelo social, pelos vulneráveis, pela injustiça, mas também pelas possíveis soluções e importâncias de movimentos sociais. Há décadas, nessa trilha dos direitos humano, nos deram esse presente que é Paulo Baía”, declarou.

A deputada Martha Rocha (PDT) disse que o trabalho do professor tem sido referência para muitos políticos.

“Ouvi do Paulo análises políticas duras, mas que eram sempre trazidas com muito carinho e referências. Estamos aqui para aplaudir de pé a sua linda trajetória. Nela fizemos parte de uma história, em que nos empenhamos para vencer o racismo, a intolerância, a desigualdade e transformar esse país numa nação”, disse.