ALERJ ENTREGA DIPLOMA HELONEIDA STUDART A ARTISTAS E PRODUTORES DE CULTURA DO ESTADO
-
Por Octacílio Barbosa
-
Por Octacílio Barbosa
-
Por Octacílio Barbosa
-
Por Octacílio Barbosa
-
Por Octacílio Barbosa
-
Por Octacílio Barbosa
-
Por Octacílio Barbosa
-
Por Octacílio Barbosa
-
Por Octacílio Barbosa
Durante o evento, foi distribuída cartilha sobre política cultural e realizadas apresentações de grupos e artistas homenageados
Artistas e produtores culturais do estado foram homenageados pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Janeiro (Alerj), na noite de desta terça-feira (29/11), com a entrega do Diploma Heloneida Studart. Foram 45 contemplados pela honraria, instituída em 2009, que reconhece o trabalho de pessoas, empresas, organizações não governamentais e órgãos públicos na promoção da arte no território fluminense.
O prêmio tem um olhar voltado para a cultura que se faz nas periferias. Dentre os escolhidos, 65% realizam suas atividades fora da capital e 30% são da Baixada Fluminense. A cerimônia foi aberta com a apresentação do curta audiovisual ‘O Perdão’, de Ricardo Rodrigues e Vitor Gracciano. Os grupos Batalha do Tanque (São Gonçalo) e Meninos do Batuque (Volta Redonda) deram o ritmo da festa dos agraciados no Plenário. No encerramento, mais percussão com os atabaques do Instituto Afoxé Amó Ifá, reverenciando as tradições afrobrasileiras.
O presidente da comissão, deputado estadual Eliomar Coelho (PSB), que está deixando a carreira política aos 81 anos se emocionou ao receber uma homenagem surpresa de sua equipe. Ele destacou a atuação do mandato e destacou a entrega da cartilha ‘O que é Política Cultural e dicas de como colocar em prática’.
“A publicação foi criada a partir das demandas que identificamos nas dez regiões que visitamos, realizando audiências públicas em cidades-sede para escuta dos agentes culturais. Condensamos o trabalho realizado em dois anos, transformando em argumento especial em linguagem de humor e quadrinhos, onde é possível reconhecer diferentes perfis de fazedores de cultura. Nosso objetivo é ajudar agentes e gestores de cultura”, disse o presidente da comissão, deputado estadual Eliomar Coelho (PSB), lembrando que, nos últimos quatro anos, 130 pessoas e instituições foram homenageadas com o diploma.
Nos discursos, houve espaço também para pedidos de mais apoio à cultura que se faz na periferia. Criador do Ponto Cine, em Guadalupe, na Zona Norte da cidade do Rio, Adailton Medeiros falou sobre a dificuldade que enfrentou com o projeto. “Éa primeira sala digital popular do país e a segunda do mundo; já exibiu mais de 600 filmes para mais de 800 mil pessoas, mas hoje está fechado e teve a energia elétrica cortada. É um projeto premiado, que deslocou o bairro das páginas policiais para as colunas de cultura. Perdemos patrocinadores e não conseguimos o apoio de órgãos de cultura do estado e do município nos últimos anos”, contou.
Vice-presidente da comissão, o deputado Waldeck Carneiro (PSB), citou a importância de reverenciar os produtores de cultura do estado e enalteceu a arte da palhaçaria, representada pela figura de Looongo e Guaxinim, da Cia 2 Banquinhos, que participaram da premiação.
“Desde 2009, a Alerj mantém a tradição de reconhecer, agradecer e homenagear esses fazedores de cultura. É um trabalho feito a muitas mãos”, afirmou.
Também integrante do colegiado, o deputado Carlos Minc (PSB) mandou uma mensagem por vídeo homenageando os condecorados e ressaltou que a efetivação das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, a partir de 2023, deverá impulsionar a cultura no Estado do Rio.
Heloneida Studart
Jornalista, teatróloga, defensora dos direitos das mulheres e política brasileira, a cearense Heloneida Studart foi deputada estadual pelo Rio de Janeiro por seis mandatos. Como ativista política, foi perseguida e presa pela ditadura militar, em 1969. Após esse período, Heloneida escreveu três romances: "O pardal é um pássaro azul', "O estandarte da agonia" (inspirado na vida da amiga Zuzu Angel) e "O torturador em romaria". Iniciou a vida política no MDB, em 1978, e se filiou ao PT em 1989. Foi presidente da Alerj de 1981 a 1982. Como parlamentar, teve uma importante atuação na luta pela causa feminista, tendo participado da fundação do Centro da Mulher Brasileira e atuado para a criação do Centro Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim). Morreu aos 75 anos em 2007.
Confira abaixo a lista de agraciados com o Diploma Heloneida Studart 2022. E no Youtube da TV Alerj, conheça um pouco do trabalho de 33 dos vencedores.
Andrea Quintão - Feira Cultural Meu Black Tem Power (Duque de Caxias)
Associação Musical Amédio Venâncio da Costa (São João da Barra)
Associação de Produtores da Baixada Fluminense
Associação de Produtores de Teatro (APTR)
Batalha do Tanque - roda cultural de rap (São Gonçalo)
Bloco Te Vejo Por Dentro - Bloco da Radiologia (Lapa)
Capitu
Cia dos Banquinhos - arte da palhaçaria
Cia Chirulico - arte da palhaçaria
Cine Gato - Gato Negro Pub (São João de Meriti)
Conselho Municipal de Cultura de Paraty (José Sérgio Barros da Silva - secretário municipal de Cultura de Paraty
Coreto - Coletivo de Blocos
Escola de Música da Associação do Movimento Compositores da Baixada
Em Dança - Escola Municipal de Dança de Macaé
Elaine Rosa - Feira Crespa
Fê Camargo
Festival do Camarão da Ilha do Araújo
Folia de Reis Jornada Estrela Maior
Folia de Reis Nova Estrela do Oriente
Grupo Faz de Conta - teatro infantil
Histórias de Papel (Marcos Palombo - filatelista)
Instituto Afoxé Amó Ifá
Instituto Ensaio Aberto
Instituto OseDúdú - pesquisa, educação, cidadania e empreendedorismo
Instituto Territórios Diversos - biblioteca pública (Nova Sepetiba)
Jackson Lima
Márcio Rufino - ator e poeta, teatro e literatura
Meninos do Batuque (Clarete Braz Patrocínio) - Volta Redonda
Mestre Paulo Kikongo - capoeira
Mila Neves - Palácio das Artes (Morro do Palácio - Niterói)
Observatório Baixada Cultural (OBaC)
Observatório Cultural das Aldeias (OCA)
Paulo Roberto de Jesus (Paulo Sorriso)
Ponto Cine (Adailton Medeiros) - Guadalupe
Projeto Cultural Site Empodera Samba
Rede Baixada Literária
Ricardo Rodrigues - escritor, poeta e cineasta (São João de Meriti)
Rohan Baruck - artista de teatro (São João de Meriti)
Rolé Carioca - passeios históricos e culturais
Ronaldo Henrique Barbosa Junior - escritor (Campos dos Goytacazes)
Su-Gim Produções Artísticas (Volta Redonda)
Tatiana Nahon - bailarina, coreógrafa e pesquisadora de dança (Resende)
Terreiro de Crioulo (Paulo Henrique Mocidade) - roda de samba da Zona Oeste
Turma Encena
Wolnei Rocha - cantor, compositor e membro do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC RJ)
ENVIE POR E-MAIL
Os campos que contém
são de preenchimento obrigatório.