PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

02.06.2023 - 11:20 Por Vítor d'Avila

ALERJ PARTICIPA DO 8º ENCONTRO DO COSUD

  • Por Divulgação Alerj

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) participa do 8° Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte/MG, realizado nesta sexta-feira (02/06) e sábado (03/06). A 2ª vice-presidente do Parlamento fluminense, deputada Tia Ju (REP), está no evento representando o presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (PL), e recebeu do governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, a minuta do projeto de lei de formalização do Cosud. O projeto deverá ser votado na Alerj, assim como nas outras seis assembleias legislativas dos estados que compõem o consórcio.

Tia Ju comentou sobre a importância do Cosud para o desenvolvimento do Rio de Janeiro. "Representar a Alerj e o presidente Rodrigo Bacellar é de suma importância. Através do Cosud vamos fortalecer a representatividade que temos no Brasil, e estados e municípios têm compromissos assumidos e planos sendo executados. Queremos desenvolver e ajudar todo o Brasil, a partir da temática da geração de emprego e renda. A Alerj vai se engajar no propósito de fazer avançar o protocolo de intenções do Cosud, mirando na eficiência e qualidade dos serviços públicos", disse a parlamentar.

Ao fim desse 8º Encontro, no sábado, Castro e os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema; do Espírito Santo, Renato Casagrande; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; de Santa Catarina, Jorginho Mello; e do Paraná, Ratinho Jr. irão apresentar a Carta dos Governadores. O documento firmará compromissos e trará um conjunto de propostas elaboradas durante o evento para o desenvolvimento de políticas públicas dos estados. Serão 12 Grupos de Trabalho divididos em diferentes temáticas para discutir medidas voltadas para educação, desenvolvimento social, transparência, fazenda, previdência, entre outras.

Cláudio Castro elogiou a iniciativa do Cosud de debater temas importantes não apenas para o Rio de Janeiro, mas para os demais estados que fazem parte do consórcio. "É uma excelente oportunidade para aprofundarmos discussões em que os governos dos estados do Sul e Sudeste já estão empenhados. O Cosud vem reforçar uma agenda permanente de cooperação entre esses estados, e o evento também é de suma importância no momento em que estamos nos debruçando sobre temas nacionais, como a Reforma Tributária", declarou o governador.

O Cosud

O evento reúne governadores dos sete estados do Sul e Sudeste, trazendo debates de políticas públicas voltadas para a população. Estão sendo discutidas ações para a geração de emprego e renda. O Cosud foi criado em Belo Horizonte (MG), no dia 16 de março de 2019, mas teve os trabalhos interrompidos em 2020 devido à pandemia de covid-19. As atividades foram retomadas em março deste ano, quando ocorreu um encontro realizado no Rio de Janeiro.

 

FacebookTwitterWhatsappEmail