ESCOLA DO LEGISLATIVO DEBATE GOVERNANÇA E HUMANIZAÇÃO NA CONDUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), por meio da Escola do Legislativo (Elerj), promoveu nesta terça-feira (15/08), o seminário "Governança, o Futuro do Brasil" com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede Governança Brasil (RGB), Augusto Nardes, que abriu o evento com palestra magna “Governança: o Desafio do Brasil", apresentando conceitos e mecanismos de implantação da governança na condução de políticas públicas e na prestação de serviços à sociedade. O evento, que contou com mais de mil inscrições, aconteceu no auditório do 2º andar da sede do Parlamento Fluminense.
O ministro Augusto Nardes iniciou o seminário apresentando os trabalhos da RGB, ressaltando que se faz necessário que os gestores estejam alinhados com os princípios de liderança, estratégia e controle na avaliação de suas gestões. Segundo o ministro do TCU, a governança possui um papel fundamental na construção de um futuro mais justo da sociedade, sobretudo, no que diz respeito aos valores humanos e ao bem-estar das pessoas.
“Sou grato àqueles que se entregam de maneira voluntária, que ajudam e focam um pouco de sua energia, de sua disposição e capacidade intelectual para auxiliarem outras pessoas. Este é um tema que a nação precisa viver e expandir para que outras ações também tenham essa convivência humanizada e espírito solidário”, declarou Nardes.
De acordo com a coordenadora do Comitê de Governança do Poder Legislativo da RGB e professora da Elerj, Claudia Cataldi, que palestrou sobre a “Governança no Legislativo”, essa é primeira edição de uma sequência de novos encontros na Elerj. “Estamos em um processo embrionário de trazer a governança ao debate. Acredito que o Estado do Rio tem muito a ganhar com a presença física do ministro, nos apresentando toda sua experiência de 50 anos de vida pública”, comentou.
O seminário contou, também, com a apresentação do Programa Nacional em Governança Pública (Pronagov), feita pelo especialista em Novos Negócios, Henrique Farinon. O especialista explicou que o programa tem como finalidade a capacitação de servidores e de gestores públicos dos municípios brasileiros, formando Agentes de Governança. “O Proganov é uma iniciativa do Terceiro Setor, não do Poder Público. Trata-se de um projeto não para um governo, mas para o País. É um conjunto de ações elaboradas para capacitar gestores municipais e a sociedade civil, com o objetivo de alinhar boas práticas da Governança à Gestão Pública”, pontuou.
O evento também contou as presenças da especialista em Governança, Cristiane Nardes, que ministrou a palestra "Liderança: Mecanismo Básico da Governança", e da diretora de Governança Humanizada e coordenadora do Comitê de Mentorias da RGB, Luana Lourenço, que apresentou a palestra "Governança Humanizada para o Legislativo", abordando aspectos relacionados às boas práticas sustentáveis na gestão de servidores.
Também compareceram ao seminário os prefeitos dos municípios de São João de Meriti, Dr. João (PL), e de Saquarema, Manoela Peres (DEM), além de representantes da sociedade civil.
ENVIE POR E-MAIL
Os campos que contém
são de preenchimento obrigatório.
