ALERJ CELEBRA 130 ANOS DE AMIZADE ENTRE BRASIL E JAPÃO NO PALÁCIO TIRADENTES
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou na noite desta quarta-feira (25/06) sessão solene para marcar o Ano de Intercâmbio da Amizade Brasil Japão, que comemora 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países, e o Dia Estadual de Valorização da Imigração Japonesa. A homenagem aconteceu no plenário do Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento fluminense.
A deputada Elika Takimoto (PT) abriu a cerimônia destacando a importância de celebrar a sólida relação diplomática entre Brasil e Japão, construída com respeito, amizade e cooperação. “Estou muito emocionada e feliz porque como primeira deputada autodeclarada amarela desta Casa Legislativa é uma honra presidir esta sessão solene. Ao celebrar os 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países, também estamos homenageando a valiosa contribuição dos imigrantes japoneses para o desenvolvimento do Brasil, nas ciências, na agricultura, na cultura e em tantos outros campos que enriquecem a nossa sociedade”, disse.
Amizade Fortalecida
Para o Cônsul-Geral do Japão no Rio de Janeiro, Takashi Manabe, tradicionalmente a relação entre os dois países é de cooperação, respeito mútuo e amizade duradoura. “Esta solenidade nos convida a celebrar esta trajetória e a olhar para o futuro. Hoje, mais de 200 mil brasileiros estão morando no Japão e esse número reflete a boa relação de amizade entre os nossos países. Outro exemplo de cooperação é a isenção do visto para visitar o Japão que é avaliada como uma medida muito positiva para o incremento no turismo.
Também integraram a mesa de honra, o presidente do Instituto Cultural Brasil Japão e representante da Associação NiKKei do Rio de Janeiro, Sohaku Bastos; e o mestre em caligrafia, Kamari Maed; que presenteou Takimoto com duas obras dessa arte japonesa.
Durante a solenidade foi exibido um vídeo sobre a visita da princesa Kako ao Brasil que exalta a memória dos imigrantes japoneses. Estima-se que a comunidade nipo-brasileira, incluindo imigrantes japoneses e seus descendentes, em 2025, seja de mais de 2,7 milhões de pessoas no Brasil, representando a maior população nikkei fora do Japão, segundo dados do Ministério Exterior do Japão.
Ao final, os convidados ainda foram brindados com apresentação de crianças e jovens judocas da Associação Nagai, que possui um projeto social no Complexo do Alemão no qual se utiliza o esporte como instrumento de inclusão social.
Tratado antigo
A relação entre Brasil e Japão começou oficialmente em 1895, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, em Paris, mas se fortaleceu com a chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil em 1908, no navio Kasato Maru. Desde então, a comunidade japonesa no país se tornou a maior fora do Japão, com cerca de dois milhões de descendentes.
ENVIE POR E-MAIL
Os campos que contém
são de preenchimento obrigatório.
