ALERJ

EXPOSIÇÃO PERMANENTE
VOLTAR

Palácio Tiradentes: Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro

Visitar os corredores do Palácio Tiradentes é fazer um passeio pela tradição parlamentar brasileira. Graças à exposição permanente “Palácio Tiradentes: Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro”, o público pode acompanhar passo a passo todos os acontecimentos importantes que marcaram a existência do Palácio.

Nos primeiros passos, o visitante vai descobrir que não está apenas caminhando por um dos mais importantes marcos arquitetônicos da “Belle Époque” carioca, mas também pelo mais importante referencial da democracia brasileira.

A cada passo, a viagem pela história prossegue, conduzindo o visitante até a abertura da Assembleia Geral Legislativa do Império, em 1826, quando o edifício colonial da Cadeia Velha foi escolhido para ser a sede da Câmara dos Deputados. É até possível sentir o clima solene e imaginar os deputados reunidos em frente ao imperador nessa ocasião memorável.

Mas a exposição não para e o visitante também não. Nos próximos passos a viagem continua pelo tempo até a Proclamação da República e a instalação da nova Câmara dos Deputados, agora Republicana, no prédio da Cadeia Velha.

Caminhando até 1926, o visitante acompanha a antiga Cadeia Velha ser demolida e vê surgir a nova sede da Câmara dos Deputados: o Palácio Tiradentes, inaugurado em noite de gala e prestigiado com a visita das personalidades mais ilustres do país.

A história do Palácio vai se revelando em detalhes aos olhos do visitante, que assiste, em 1934, o Palácio reafirmando a sua tradição democrática, quando abriga a Assembleia Nacional Constituinte.

Em apenas alguns passos, mais precisamente em 1937, o visitante assiste a democracia sofrer um terrível golpe com o fechamento do Palácio e da Câmara dos Deputados durante a ditadura Vargas. Mas a história do Palácio é a história da democracia, e ela não tarda a voltar. Virando o corredor, nosso visitante acompanha o fim da ditadura Vargas e o retorno triunfal da democracia, com a instalação da Constituinte de 1946.

A partir desse ponto, o Palácio torna-se sede da Câmara dos Deputados, condição que mantém até a capital do país se mudar para Brasília. Neste ponto o visitante é convidado a avançar até o surgimento do novo Estado do Rio de Janeiro, em 1975, quando finalmente assiste ao Palácio se transformar na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, casa das leis e cidadania do povo do Estado.

A exposição está aberta ao público e a entrada é franca. Os interessados podem agendar uma visita monitorada por universitários da UERJ.

ENDEREÇO

Rua Primeiro de Março, s/n - Praça XV - Rio de Janeiro

Informações e visitas em grupo: 2588-1251 ou 2588-1393

HORÁRIOS

Segunda-feira a Sábado: 10:00 às 17:00 horas.

Domingos e Feriados: 12:00 às 17:00 horas.