PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

13.04.2021 - 14:40 Por Eduardo Schmalter

COMISSÃO DE TURISMO REALIZA AUDIÊNCIA SOBRE PLANO ESTRATÉGICO DO SETOR

  • Por Reprodução da Internet

A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou audiência pública virtual, nesta terça-feira (13/04), para apresentação do plano estratégico elaborado pela Secretaria de Estado de Turismo. O estudo aponta propostas para o desenvolvimento do setor.

 

Presidente da comissão, a deputada Alana Passos (PSL) mostrou confiança na superação das dificuldades impostas pela pandemia de covid-19: "Tenho certeza de que esse momento irá passar e vamos resgatar o turismo no nosso estado. Estamos buscando respostas positivas para alavancar o setor no estado do Rio”, disse a parlamentar.

 

O secretário Gustavo Tutuca iniciou a apresentação com dados que mostram a relevância do Rio de Janeiro no turismo nacional. O estado foi responsável pela chegada de 27,5% dos turistas estrangeiros ao país, em 2019. Dentre as ações feitas durante a pandemia, Tutuca citou o portal “Rio de Janeiro – Turismo consciente”, que certifica estabelecimentos preparados para receber visitantes, respeitando as orientações da Secretaria de Estado de Saúde. Já foram certificados 2791 estabelecimentos.

 

“Turismo de proximidade”

 

O gestor também apresentou projetos para o período pós-pandemia, como um portal único para desburocratizar a produção de eventos, permitindo a solicitação de alvarás centralizada.

 

"Com a pandemia, surgiu o 'turismo de proximidade', que se caracteriza pelo turista que viaja em carro próprio, com a família, a locais próximos e que permitem atividades ao ar livre. Nosso estado é repleto de opções turísticas em contato com a natureza”, destacou o secretário.

 

A deputada Célia Jordão (Patriota) avaliou positivamente o plano estratégico apresentado: “Fico feliz que em tão pouco tempo o secretário e sua equipe já tenham um planejamento para após a superação da pandemia. Trazer a organização de um plano de trabalho decenal é importantíssimo. Vejo o turismo com interface muito grande com outras políticas públicas do estado. Precisamos trabalhar planificando o entorno, desenvolvendo nossa infraestrutura de estradas, por exemplo, já que estamos falando de turismo de proximidade. Foi uma exposição bastante robusta e informativa”, destacou Célia.

 

Tutuca também destacou a importância do desenvolvimento multissetorial: "Queremos sim atuar com diversas áreas do governo, interagindo. A concessão da Rodovia Rio-Santos já vai mudar o papel da Costa Verde (Litoral Sul do estado). Também precisamos garantir segurança no acesso e na saída das cidades”, ressaltou. Também esteve presente o presidente da Companhia de Turismo do Estado (TurisRio), Sérgio de Almeida.

FacebookTwitterWhatsappEmail