PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

19.09.2017 - 17:37 Por Isabela Cabral

ALERJ RECEBE ESTUDANTES SELECIONADOS PARA O PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO

1/1
  • Por Thiago Lontra
    ESTUDANTES SELECIONADOS PARA O PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO VISITARAM A ALERJ
  • Por Thiago Lontra
    ESTUDANTES SELECIONADOS PARA O PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO VISITARAM A ALERJ
  • Por Thiago Lontra
    ESTUDANTES SELECIONADOS PARA O PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO VISITARAM A ALERJ

Cinco dos sete estudantes fluminenses selecionados para o programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) estiveram na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta terça-feira (19/09), para um encontro com a equipe do Parlamento Juvenil, projeto criado pela Casa para para incentivar a participação de jovens na política, coordenado pelo deputado Wanderson Nogueira (PSol).

No Parlamento Juvenil da Alerj, os estudantes passam uma semana vivendo o dia a dia de um deputado estadual, em novembro, discutindo e aprimorando projetos que podem virar lei. Já no PJB, alunos de escolas públicas e privadas de todo o país simulam a vivência de um deputado federal, por meio de debates e votações. A edição deste ano será realizada entre os dias 25 e 29 de setembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Esperança

Durante a visita, os jovens fizeram uma visita guiada pelo Palácio Tiradentes, sede da Alerj, e assistiram à sessão plenária. O deputado Wanderson apresentou o PJ e explicou o funcionamento da Alerj. “Nos enche de ânimo e esperança ver uma juventude que quer participar e influenciar os destinos do estado. Eles precisam ser cada vez mais ouvidos pelo poder público. Esses encontros são maravilhosos porque eles podem perceber que não estão sozinhos.”

Glória de Sousa, do Colégio PH, se inscreveu com um projeto de lei na área ambiental. “Meu projeto trata basicamente do aproveitamento do gás metano no sistema de tratamento de esgoto. É muito gratificante escrever meu próprio projeto de lei e ter um reconhecimento a nível nacional”, diz a estudante.

Estiveram presentes Caroline Rocha, Izabela Arantes e Marcos de Matos, da Escola Ses; e Lisiane Alves dos Santos, do Sistema Elite de Ensino. Parlamentar juvenil da Alerj em 2016, Marcus Vinicius dos Santos, de São João de Meriti, também participou da reunião.

Edição 2017

O Parlamento Juvenil da Alerj de 2017 já teve seus representantes eleitos. Serão 97 parlamentares juvenis dos 92 municípios do estado. Em outubro, eles passam pelo processo de capacitação. Na semana de 26 de novembro a 1º de dezembro, os estudantes vão apresentar seus projetos de lei e viver a rotina de um deputado estadual.

FacebookTwitterWhatsappEmail