ALERJ

BIBLIOTECA
VOLTAR

BIBLIOTECA

Andar pelos salões da biblioteca da ALERJ é como visitar um verdadeiro museu do conhecimento. Com suas características originais preservadas, a biblioteca impressiona os visitantes pela belíssima decoração e pela qualidade das obras.

Fundada em 1947, a biblioteca é especializada na área jurídica e conta com uma enorme quantidade de livros, folhetos, obras de referência, periódicos e material multimídia. Merecem destaque no acervo a vasta coleção de Diários Oficiais, uma Coleção de Leis do Brasil desde os tempos do Império e uma seleção de documentos históricos de grande importância.

Com serviços de orientação, reprodução de textos, elaboração de bibliografias, levantamento de legislação solicitada e consolidação das legislações mais procuradas, a biblioteca da ALERJ está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda a sexta-feira, das 9:00 às 18:00 horas, estando aberta ao público das 10:00 às 17:00 horas.

LOCALIZAÇÃO

PALÁCIO TIRADENTES, sala 210
Rua Dom Manoel s/nº - Centro
CEP 20010-090 - RJ
Telefone: 2588-1418 (Fax e tel.) 2588-1419
E-mail: dbibliot@alerj.rj.gov.br

Biblioteca - Alerj Biblioteca - Alerj Biblioteca - Alerj Biblioteca - Alerj

ACERVO

A Biblioteca da ALERJ é especializada na área jurídica (Legislação e Doutrina), sendo constituída de livros, folhetos, obras de referência, periódicos e material multimídia.

Seu principal acervo é a vasta coleção de Diários Oficiais nas esferas estadual, municipal e federal, os Anais da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Congresso Nacional, da Prefeitura do Distrito Federal, da Assembléia Legislativa do Estado da Guanabara e do Estado do Rio de Janeiro, além da Coleção das Leis do Brasil desde o Império.

SERVIÇOS

REFERÊNCIA LEGISLATIVA

Levantamento de legislação solicitada pelos usuários e consolidação das legislações mais procuradas.

ORIENTAÇÃO AO USUÁRIO

Orientação quanto ao uso do acervo da biblioteca, bem como sobre pesquisa on line nos bancos de dados de publicações, periódicos e legislação.

REPRODUÇÃO DE TEXTOS

Fornece cópia xerox ao público, no limite de três cópias. As demais podem ser providenciadas pelo usuário fora das dependências da biblioteca, desde que o mesmo deixe um documento como garantia.

EMPRÉSTIMO

O acervo encontra-se disponível para empréstimo restrito aos deputados e funcionários da ALERJ, excetuando-se as obras de referência, periódicos e materiais de multimídia, os quais só podem ser consultados no local.

BANCO DE DADOS DE PUBLICAÇÕES

Reúne todo o acervo de livros, folhetos e material multimídia.

BANCO DE DADOS DE PERIÓDICOS

Apresenta uma relação, em ordem alfabética, de todos os periódicos e seus respectivos exemplares existentes na Biblioteca.

BANCO DE DADOS DE LEGISLAÇÃO

LEGISLAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

A base de dados compreende a legislação estadual desde março de 1975, data da fusão dos antigos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, com suas alterações e revogações. Inclui normas jurídicas superiores (emendas constitucionais, leis complementares, decretos-leis, decretos legislativos, leis ordinárias e decretos) do Estado do Rio de Janeiro. Recupera-se em texto integral, emendas constitucionais, leis complementares, leis ordinárias e alguns decretos. Recupera-se por referência legislativa, normas jurídicas inferiores selecionadas (resoluções, portarias, circulares, deliberações, instruções normativas, etc) a serem localizadas no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

LEGISLAÇÃO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

A base de dados inclui referências legislativas selecionadas das normas jurídicas municipais superiores e inferiores a partir de 1988, com suas respectivas alterações e revogações. Algumas leis e decretos podem ser consultados na íntegra, com links da Secretaria Municipal de Administração e da AFAERJ.

LEGISLAÇÃO FEDERAL

Inclui normas jurídicas superiores com links dos Bancos de Dados da Presidência da República e do Senado Federal, bem como normas jurídicas inferiores, algumas com links dos diversos órgãos.