PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

16.05.2016 - 17:11

PALÁCIO TIRADENTES 90 ANOS: EXPOSIÇÃO REÚNE PEÇAS LIGADAS À POLÍTICA, LIBERDADE E DEMOCRACIA

  • Mostra traz obras de 41 artistas, entre eles Rubens Gerchman, e fica aberta até 30 de junho

Mostra traz obras de 41 artistas, entre eles Rubens Gerchman, e fica aberta até 30 de junho

A exposição Tiradentes – Singular e Plural reúne, a partir desta terça-feira (17/05), às 18h, no terceiro andar do Palácio Tiradentes, peças de 41 artistas, que retratam temas ligados à política, à liberdade e à democracia. Idealizada por Mario Margutti e com curadoria de Mauro Trindade, a mostra faz parte dos eventos em comemoração pelos 90 anos do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A figura do inconfidente mineiro é o ponto de partida.

A mostra ficará no Tiradentes até 30 de junho e poderá ser visitada de segunda a sábado, de 10h às 17 horas. Domingos e feriados, de 12h às 17h. A entrada é franca.

Entre as obras, estão quadros de Rubens Gerchman, pintor, desenhista, gravador e escultor, morto em 2008, e que se notabilizou por retratar a vida da metrópole e cenas do cotidiano. Os quadros foram cedidos à Alerj pela família de Gerchman e estarão em lugar de destaque no Salão Nobre do Palácio. "Traremos as forças do passado para o tempo presente, tirando a poeira dos séculos. Como a própria arte é um exercício incansável de liberdade, os artistas que participam desta mostra se apropriaram da figura do mártir da Inconfidência, o Tiradentes, de múltiplas formas criativas", explica Margutti.

"As peças têm diversidade de estilos e de visão política", destaca Fernanda Figueiredo, diretora do Departamento de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo,

PROGRAME-SE

Exposição Singular e Plural

Abertura: Salão Nobre, 18h

Data: De 17/05 a 30/06 - de segunda a sábado, de 10h às 17 horas. Domingos e feriados, de 12h às 17h.

Local: Palácio Tiradentes. Rua Primeiro de Março, s/nº, Praça XV. Entrada franca.

Acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel.

FacebookTwitterWhatsappEmail