PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

31.08.2016 - 09:00 Por Symone Munay

PALÁCIO TIRADENTES RECEBE O 'MUNDO MÁGICO' DE JOÃO DE OLIVEIRA

  • Por JOÃO OLIVEIRA
    PALÁCIO TIRADENTES RECEBE O 'MUNDO MÁGICO' DE JOÃO OLIVEIRA

Artista plástico premiado, com incursões em museus como o Louvre, em Paris, e exposições nos Estados Unidos, Itália, Alemanha e Inglaterra, João de Oliveira convida o público a mergulhar em sua obra na mostra O Mundo Mágico: a genuína arte do interior. A exposição será aberta nesta quinta-feira (01/09), às 18h, no salão nobre do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), e poderá ser vista até o dia 19. A entrada é franca.

Conhecido por seu perfil variado, em que usa e abusa de grande variedade de técnicas e temas, o artista aborda, neste trabalho, as questões indígena e do negro e a contemporaneidade de formas e cores. Destaque para as girândolas, projeto lúdico, composto por 20 mandalas instaladas em grandes painéis, que criam imagens psicodélicas.

Para montar a exposição, Oliveira selecionou trabalhos que representam sua trajetória artística. Entre os quadros, estão Criancices, A ruiva, Carro de bois e Paraguaçu — Grande Cocar. “Quero mostrar a todos a força que tem a arte do interior, e tocar o íntimo de cada uma das pessoas com minhas criações”, destaca Oliveira.

Influências

Natural de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, João de Oliveira cursou arquitetura na Universidade Santa Úrsula, no Rio. Foi lá que descobriu a paixão pelas artes plásticas. Tem entre suas principais influências desde as técnicas de Toulouse Lautrec até obras como Maíra, de Darcy Ribeiro, que o fez mergulhar no universo indígena.

Foi convidado a participar de exposições na Eco 92 e também desenvolveu projetos de arte urbana em edifícios e ruas de Campos. É responsável pela programação de visual de diversos hospitais e clínicas daquele município.

Atravessou fronteiras nos anos 2000, com a exposição Criancices, cuja temática era o universo infantil. Postou as obras nas redes sociais e chamou a atenção de um agente cultural europeu. Resultado: Criancices foi parar na Galerie Arts & Events, em Paris, na França.

Também participou em Paris do evento Carrousel du Louvre, ao lado de cem artistas brasileiros. Oliveira assinou a pintura de fundo do palco da festa e uma instalação com grandes losangos intercalados por figuras indígenas e pela bandeira do Brasil.

Em 2013, exibiu dois de seus quadros no Salão de Maio de Arte Contemporânea, no Museu das Américas, em Miami, nos EUA. Em 2014, foi premiado com o Troféu Salon Professional d'Art Contemporain, depois de expor no Carrousel do Louvre, em Paris.

Programe-se!

O Mundo Mágico: a genuína arte do interior
Data: 01/09 a 19/09 — de segunda-feira a sábado, das 10h às 17h.
Domingos e feriados, de 12h às 17h.
Local: Palácio Tiradentes - Rua Primeiro de Março, s/nº, Praça XV.
Entrada franca.
Acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel.

FacebookTwitterWhatsappEmail