PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

05.09.2016 - 14:18 Por Divulgação A

EXPOSIÇÃO GIGANTES PARALÍMPICOS REÚNE ACERVO DA HISTÓRIA DO ESPORTE PARALÍMPICO NA ALERJ

1/1
  • Por Rafael Wallace
    Medalhas paralímpicas em exposição na Alerj
  • Por Divulgação Alerj
    "Gigantes Paralímpicos - A história do esporte paralímpico no Brasil e no Mundo"
  • Por Rafael Wallace
    Primeira cadeira de corrida paralímpica produzida no Brasil

Em tempos de Paralimpíada Rio 2016, Alerj abre exposição com medalhas de atletas e objetos como as tochas olímpica e paralímpica e a primeira cadeira de rodas desenvolvida no país para uma prova de atletismo, em 1987

Na véspera da abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, que começam nesta quarta-feira (07/09), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) abre a exposição Gigantes Paralímpicos - A História do Esporte Paralímpico no Brasil e no Mundo. A solenidade de abertura será às 11h desta terça-feira (06/09), no salão nobre do Palácio Tiradentes, sede da Alerj. A entrada é franca. As peças ficarão expostas no terceiro andar do Palácio até 22 de setembro.

Um programa imperdível para quem é fã de esporte, ressalta o curador João Batista Carvalho. "Quem vier à exposição com certeza terá muito mais vontade de prestigiar nossos atletas nos mais diferentes locais de competição."

Por meio de objetos como as tochas olímpica e paralímpica deste ano, medalhas paralímpicas de diversas modalidades, fotografias de atletas medalhistas e a primeira cadeira de rodas desenvolvida no Brasil para uma prova de atletismo, em 1987, a mostra conta a trajetória do esporte paralímpico, que teve início em 1948, na Inglaterra.

De lá para cá, O Brasil teve grande evolução e hoje está na elite do esporte paralímpico mundial. A primeira medalha de um atleta brasileiro em uma competição internacional foi conquistada em 1973. Nos Jogos de Londres, em 2012, o país alcançou sua melhor colocação no ranking mundial: sétimo lugar, com 43 medalhas, sendo 21 de ouro. Agora, na Rio 2016, a expectativa do Comitê Paralímpico Brasileiro é chegar ao quinto lugar.

Recorde de atletas
A Paralimpíada Rio 2016, entre os dias 7 e 18 de setembro, será a primeira edição dos Jogos na América do Sul. Atletas de 176 países disputarão 528 provas em 21 arenas - as mesas da Olimpíada, com adaptações. A delegação brasileira, com 286 atletas, é a maior de todos os tempos, segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro. E o interesse do público é crescente: mais de 1,5 milhão de ingressos foram vendidos.

Um dos paineis da exposição, aliás, traz números que contam a evolução do esporte paralímpico no mundo. Em 1960, em Roma, houve a participação de 400 atletas de 23 países. Já em 2012, em Londres, 4 mil atletas de 170 países competiram.

PROGRAME-SE!
Gigantes Paralímpicos - A história do Esporte Paralímpico no Brasil e no Mundo
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - Rua Primeiro de Março, s/n°, Centro - Rio de Janeiro
Data: 06 a 22 de setembro, de segunda à sábado, das 10h às 17h; domingos e feriados, das 12h às 17h
Entrada gratuita; acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel

 

FacebookTwitterWhatsappEmail