PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

30.10.2017 - 17:00 Por Carolina Moura

COMISSÃO DE TRABALHO PLANEJA VISITAR POSTOS DE GASOLINA PARA OUVIR FRENTISTAS

1/1
  • Por Rafael Wallace
    Comissão de Trabalho, audiência sobre frentistas e o trabalho em postos de gasolina
  • Por Rafael Wallace
    A auditora fiscal do trabalho, Márcia Neinan, durante audiência pública da Comissão de Trabalho sobre frentistas e o trabalho em postos de gasolina
  • Por Thiago Lontra
    O presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis, Eusébio Pinto, durante audiência pública da Comissão de Trabalho sobre frentistas e o trabalho em postos de gasolina
  • Por Rafael Wallace
    O presidente da Comissão de Trabalho, deputado Paulo Ramos (PSol)

A Comissão de Trabalho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai planejar uma visita a postos de gasolina para ouvir os frentistas e saber se eles têm conhecimento das leis que protegem a saúde do trabalhador. A decisão foi tomada durante uma audiência pública nesta segunda-feira (30/10).

Os frentistas são expostos, todos os dias, aos hidrocarbonetos aromáticos, especialmente o benzeno, que é altamente cancerígeno, através dos óleos lubrificantes e do combustível comercializado. O presidente da Comissão, deputado Paulo Ramos (Psol), é autor da Lei 6.964/14 que entrou em vigor em 2015. A norma determina que os frentistas só devam abastecer os veículos até o travamento automático das bombas de gasolina. O descumprimento da lei pode acarretar uma multa de R$ 13.559,00.

Falta de informação

"Os frentistas enfrentam uma situação muito difícil porque, por vezes, eles não têm a informação de que não podem abastecer depois da trava. O contato com o benzeno é cancerígeno. Muitos trabalhadores têm sido prejudicados ao longo dos anos", disse Paulo Ramos. "É preciso que não só os frentistas, mas os donos de postos de gasolina e consumidores contribuam para que este trabalhador tenha sua saúde preservada", completou.

Márcia Neiman, auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, disse que o órgão vai realizar uma ação, a partir do ano que vem, para esclarecer os problemas a que os trabalhadores de postos de gasolina são expostos. "Sobre esta ação, estamos em fase de planejamento, mas a ideia é ir aos postos de gasolina para esclarecer esses problemas", disse Márcia.

Normas protetivas

O presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ), Eusébio Pinto Neto, comentou que iniciativas como normas e leis são necessárias para proteger a saúde frentista.

Segundo ele, o sindicato vem,ao longo de décadas, ajudando a elaborar várias normas que possam preservar a saúde do trabalhador. "Eles também precisam exigir da empresa que ela cumpra as leis que protege os frentistas. É necessário divulgar a legislação para que a população também se conscientize. Os postos de combustível tem papel importante nas cidades", disse Eusébio.

FacebookTwitterWhatsappEmail