21.05.2018 - 14:49 Por Leon Lucius

Débora Araújo Seabra de Moura, primeira educadora com Síndrome de Down do país
  • Por Octacílio Barbosa
    Vinícius Ferreira e a nova carteira de identificação para deficientes físicos
  • Por Octacílio Barbosa
    O deputado Jânio Mendes (PDT)
    Foto geral da cerimônia
    EDUCADORA DÉBORA SEABRA RECEBE MEDALHA TIRADENTES

Na cerimônia, Detran entregou as primeiras carteiras de identidade para pessoas com deficiência, fruto de lei aprovada na Casa

Em uma sessão solene marcada pela inclusão social, a educadora Débora Araújo Seabra de Moura recebeu, nesta segunda-feira (21/05), a Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), maior honraria da Casa. A história de Débora foi notícia depois que ela se tornou a primeira educadora do Brasil com Síndrome de Down. Este ano, ela voltou a ocupar as páginas dos jornais depois de sofrer comentários preconceituosos em redes sociais feitos pela desembargadora Marília Castro Neves Vieira.

“Recebo essa medalha com muito carinho e divido com todas as pessoas com Síndrome de Down do Brasil. Temos muito trabalho pela frente para que a inclusão seja com i maiúsculo”, disse ao receber a honraria solicitada pelo deputado Jânio Mendes (PDT) . “Estou aqui pelo direito de estudar, namorar, dar opiniões. Pelo direito de ser cidadão”, completou a educadora que se mostrou ansiosa para apresentar a Medalha aos alunos e à equipe com quem trabalha.

A cerimônia contou com a participação de pesquisadores, gestores públicos e pais de pessoas com deficiência. O deputado Jânio Mendes destacou a importância desses atores contra as desigualdades. “Eles estão na luta para a construção de uma sociedade melhor e inclusiva, que repudia toda e qualquer forma de preconceito e abre janelas para o desenvolvimento”, declarou Mendes.

Após ser alvo de ofensas na internet, a professora virou o jogo e viu viralizar a resposta dada à sua agressora. “Eu ensino muita coisa para as crianças. A principal é que elas sejam educadas, tenham respeito pelas outras”, dizia o bilhete escrito à mão. Débora atua há mais de 10 anos na área da educação, é autora do livro “Débora Conta Histórias” (cuja contracapa é assinada pelo escritor João Ubaldo Ribeiro) e realiza palestras no Brasil e no mundo sobre o combate ao preconceito em sala de aula. Depois da repercussão do caso, a desembargadora publicou um novo texto, desta vez pedindo desculpas para Débora e também por ter compartilhado fake news sobre a vereadora Marielle Franco, assassinada em março.

Depoimentos

A mãe da homenageada, Margarida Seabra, foi uma das pessoas que participaram da cerimônia. Além de falar sobre a filha, ela deu um recado aos pais das pessoas com deficiência. “Não desistam nunca da inclusão de seus filhos. As coisas podem não ser como aquela tão sonhada tranquilidade, mas nós vamos conseguir. Com luta, amor e teimosia”, disse.

Fernanda Honorato, a primeira repórter com Síndrome de Down do mundo, também veio prestigiar a entrega da medalha à Débora, “grande amiga e parceira que amo de paixão”. “Você, com sua garra, é um grande exemplo para todos nós”, disse à homenageada. “Estamos aqui para ensinar esse povo a não ter preconceitos”, completou sob fortes aplausos da plateia.

Documentação especial

Na cerimônia, também foram entregues as primeiras unidades da Carteira de Identificação para Pessoa com Deficiência, cuja emissão foi autorizada pela Lei 7.821/17, também de autoria do deputado Jânio Mendes. O documento, uma maneira de resguardar os portadores, não é obrigatório e é emitido pelo Departamento de Trânsito (Detran-RJ). “Hoje, estamos dando o pontapé inicial na execução deste projeto”, declarou André Mônica, vice-presidente do órgão.

André explicou que a maior diferença entre as carteiras está nos dizeres “Pessoa com deficiência” sobre a foto do cidadão. Além do documento, ainda poderá ser solicitado um crachá com informações como especificação do tipo de deficiência, contato para emergências, descrição dos remédios de uso contínuo e de tipos de alergia. “Teremos muito trabalho pela frente. Em 2010, o IBGE já mostrava que cerca de 3,9 milhões de habitantes do estado tinham algum tipo de deficiência, quase 25% da nossa população”, disse o vice-presidente do Detran.

Vinicius Ferreira, de 25 anos, faz parte desta estatística. Ele possui autismo de grau leve e disse que, agora, a sua documentação está completa. “É uma carteira de identidade mais verdadeira, pois a deficiência faz parte de quem eu sou. Eu tenho muito orgulho de ser assim”, declarou.

Para a mãe, Eleonora Lima, a carteira diferenciada é um divisor de águas. “Eu acho que esse documento pode abrir portas para o mercado de trabalho e fazer ele ser mais respeitado. O meu filho é super responsável e tem total condição para isso”, contou. “A pessoa com deficiência tem muita coisa boa para oferecer, basta saber aproveitar”, finalizou orgulhosa.

Como solicitar

Para solicitar a carteira, é preciso realizar o agendamento através do site do Detran ou pelos telefones 3460-4040 (para Região Metropolitana) ou 0800-020-4040 (para o interior do estado). O cidadão deverá comparecer ao posto de identificação, levando laudos médicos que comprovem sua condição e também quaisquer tipos de alergias, além de receitas dos medicamentos de uso contínuo. O prazo para a entrega é de 15 dias.