PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

13.06.2018 - 16:15 Por Hélio Lopes

COMISSÃO APROVA INDICAÇÃO DE VICENTE LOUREIRO PARA AGETRANSP

1/1
  • Por Octacílio Barbosa
    Foto geral da reunião
  • Por Octacílio Barbosa
    O deputado André Lazaroni (MDB)
  • Por Octacílio Barbosa
    O sabatinado Vicente Loureiro

A Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (13/06), o nome do arquiteto Vicente de Paula Loureiro para o cargo de conselheiro de Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) em mandato de quatro anos. A indicação ainda precisa ser confirmada pelo Plenário da Casa.

Membro titular da comissão, André Lazaroni (MDB) disse que o currículo de Loureiro atesta sua competência para o exercício do cargo. "Vicente tem uma experiência muito grande nessa área de mobilidade urbana, já trabalha no setor há anos, conhece muito bem a situação dos transportes públicos no Estado do Rio e fará bem seu papel na Agetransp”, analisou.

Na apresentação, Vicente de Paula Loureiro disse que os diversos modais não devem ser analisados como concorrentes. Para ele, todas as opções de transporte coletivo podem contribuir para a eficiência da mobilidade urbana. "Nós temos no Rio de Janeiro um falso debate entre transportes aquaviários, sobre trilhos e rodoviários. O caminho adequado é uma regulação integrada de todas as formas de transporte para buscar eficiência. O processo de aperfeiçoamento das políticas públicas precisa ser contínuo", ressaltou.

Currículo

Vicente de Paula Loureiro formou-se no curso de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Souza e concluiu em 2000 a pós-graduação em Gerenciamento de Cidades pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), de São Paulo. Foi subsecretário de Estado de Desenvolvimento da Baixada Fluminense e secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Nova Iguaçu. Também foi assessor na Secretaria de Obras da capital, quando elaborou o Plano Diretor de Iluminação Pública, além de ocupar outras secretarias e órgãos municipais, como o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da Prefeitura de Volta Redonda. Na área acadêmica, Loureiro foi professor em diferentes universidades e coordenou projetos de planejamento urbano. Atualmente, é diretor da Câmara de Integração Metropolitana do Rio de Janeiro.

Composição do Conselho Diretor da Agetransp

A Agetransp é gerida por um conselho diretor composto por cinco membros. As vagas são indicadas pelo Poder Executivo e precisam ser referendadas pela Alerj. A agência tem entre suas principais funções regular e fiscalizar as atividades das empresas concessionárias de transporte público para garantir a qualidade e a eficiência dos serviços prestados.

FacebookTwitterWhatsappEmail