PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

13.05.2019 - 17:03 Por Comunicação Social

COMISSÃO TENTA SOLUÇÕES PARA CORTE DE 30% NAS UNIVERSIDADES

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) fará nesta terça-feira (14/05), a partir das 9h, no plenário da Casa, a sexta audiência pública desta legislatura. Serão discutidos os desafios e as perspectivas, bem como as demandas, das universidades e dos institutos federais.

O presidente da comissão, deputado Waldeck Carneiro (PT) afirmou que um dos principais assuntos da audiência será o corte de 30% do orçamento anunciado pelo Ministério da Educação. “Há um desmonte, promovido pelo Governo Federal, da educação pública no país. Estamos na luta por uma educação livre, crítica e emancipada. As universidades são locais vocacionados para a pluralidade de ideias. Os cortes no orçamento destas instituições federais ferem a estratégia de construção de um país soberano que se baseia na pesquisa, na inovação e no conhecimento. Se não revertermos este processo, não haverá condições de funcionamento, por exemplo, da UFF, onde sou professor. Debateremos este retrocesso civilizatório e buscaremos encaminhamentos para encontrar soluções”, disse Waldeck.

Participarão da reunião representantes da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Estado de Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), do Instituto Federal Fluminense (IFF), do Colégio Pedro II, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET) e do Museu Nacional, além de outras entidades da pesquisa, ciência e inovação brasileiras.

FacebookTwitterWhatsappEmail