DEPUTADOS VISITAM COLÉGIOS ESTADUAIS PARA INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NO PARLAMENTO JUVENIL
-
Por Rafael WallaceDia D de Conscientização do Parlamento Juvenil
-
Por Rafael WallaceMelhoria nos transportes públicos e combate à violência. Estes foram alguns dos temas levantados pelos alunos do Colégio Estadual Antônio Maria, no Leblon, Zona Sul do Rio durante o Dia D de Conscientização do Parlamento Juvenil
-
Por Rafael WallaceMaurício Ramos é estudante do segundo ano do Ensino Médio
-
Por Rafael WallaceMarcus Vinicius Costa, que cursa o primeiro ano do Ensino Médio, também quer se inscrever no PJ
-
Por Rafael WallaceAs alunas Júlia Agnes e Larissa Mendes, que fazem o segundo ano do Ensino Médio, afirmaram que têm vontade de participar mais ativamente da política
Melhoria nos transportes públicos e combate à violência. Esses foram alguns dos temas levantados pelos alunos do Colégio Estadual Antônio Maria, no Leblon, Zona Sul do Rio, durante o Dia D de Conscientização do Parlamento Juvenil (PJ). O objetivo do evento, que aconteceu nesta segunda-feira (27/05), foi incentivar a participação dos jovens no projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que permite aos alunos viverem a experiência de um deputado estadual, votando e aprovando projetos no plenário da Casa, com o objetivo de aproximá-los da política.
As inscrições estarão abertas até o dia 7 de junho por meio do site https://www.parlamento-juvenil.rj.gov.br/. Podem participar jovens entre 14 e 17 anos que estejam cursando o 1º ou o 2º ano do Ensino Médio da rede pública estadual.
“Pretendo me inscrever e quero fazer projetos para melhorar o transporte público. Eu morava em Bangu, na Zona Oeste, até dois anos atrás e tinha que vir de trem para a escola. São inúmeros problemas, os trens são muito cheios e muito quentes. É necessário aumentar a frota e colocar ar-condicionado em todos os trens”, declarou Maurício Ramos, que é estudante do segundo ano do Ensino Médio.
O aluno Marcus Vinicius Costa, que cursa o primeiro ano do Ensino Médio, também criticou o transporte público e quer se inscrever no PJ. “É preciso melhorar os ônibus de todo estado. Muitos ônibus ainda não têm ar-condicionado e nem têm condições boas. Acredito que tenham muitas coisas que precisam melhorar e o ideal é começar pelas mudanças mais básicas”, disse.
O deputado Renan Ferreirinha (PSB), que é o deputado mais jovem da Alerj e responsável pelo PJ, esteve presente no colégio. Ele explicou o projeto para os alunos e também ensinou sobre como funciona o poder legislativo em todos os três níveis da administração pública. “A educação modificou minha vida. Quando eu estudei em Harvard, com bolsa de estudos, eu tive acesso a projetos parecidos e depois de me eleger deputado estadual quis ser o coordenador do Parlamento Juvenil. Acredito ser o programa da Alerj que mais impacta na ponta. É importante dar protagonismo e empoderar os jovens. Também é um projeto que atinge todos os municípios do Estado do Rio”, ressaltou o parlamentar que se comprometeu a levar as propostas apresentadas no PJ para votação no Plenário da Casa.
As alunas Júlia Agnes e Larissa Mendes, que fazem o segundo ano do Ensino Médio, afirmaram que têm vontade de participar mais ativamente da política. “É fundamental ficar mais por dentro dos assuntos, entender mais e se aprofundar”, disse Larissa. “É bom estar dentro da política para lutarmos pelo povo e podermos reivindicar”, concluiu Júlia.
Já o estudante Luis Fernando dos Santos queria participar do PJ para debater a violência no estado. Ele acredita que é fundamental a defesa dos direitos humanos e lamentou não poder participar do programa por estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio. Mesmo assim, ele informou que incentivará seus amigos de séries abaixo e também ajudará os alunos que se inscreverem. “Eu me interessei muito pelo projeto e queria participar. Vou ajudar como eu puder. Para mim, o mais importante é parar com essa violência que vivemos e que atinge principalmente as minorias sociais. Temos que lembrar de todos e fazer política baseada em direitos humanos. Os jovens não são futuro do Brasil, mas sim o presente”, afirmou o aluno.
Também participou do encontro a professora de estudos orientados e empreendedorismo, Rita de Cássia Dias. Segundo ela, o Colégio Estadual Antônio Maria incentiva a participação dos jovens na política. “Política faz parte da nossa vivência. É importante fazer cobranças e constantemente acompanhar o processo político, não somente prestar atenção nas épocas de eleições. Nós temos alunos muito engajados na política, seja ela social ou em partidos políticos, e participamos de diversos programas para eles se inserirem na política”, explicou a professora.
O Dia D de Conscientização do Parlamento Juvenil também contou com evento em outra escola. O deputado Carlo Caiado (DEM) esteve no Colégio Estadual Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio.
Parlamento Juvenil 2019
O tema do Parlamento Juvenil 2019, "Onde ideias ganham voz", reforça a necessidade de uma participação popular mais efetiva, um dos desafios da Alerj, e representa também um momento importante do Legislativo Fluminense, por envolver, em um único projeto, os 92 municípios do estado.
Os alunos interessados que se inscreverem passarão por uma eleição na sua unidade escolar no dia 13 de junho. Após essa etapa, os escolhidos de cada escola disputam uma nova eleição que define o representante do município na Alerj, no início de julho. Os eleitos passarão por cursos de capacitação e participam, entre os dias 24 e 30 de novembro, das atividades na sede do Legislativo.
ENVIE POR E-MAIL
Os campos que contém
são de preenchimento obrigatório.
