PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

05.06.2019 - 15:03 Por Gisele Araújo

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: ALERJ LANÇA CAMPANHA DE RECOLHIMENTO DE LIXO ELETRÔNICO

1/1
  • Por Suellen Lessa
    Lançamento da campanha de recolhimento de lixo eletrônico
  • Por Suellen Lessa
    Lançamento da campanha de recolhimento de lixo eletrônico
  • Por Suellen Lessa
    Geiza Rocha apresenta lançamento da campanha de recolhimento de lixo eletrônico

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (05/06), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) lançou a campanha de recolhimento de lixo eletrônico. A iniciativa, realizada em parceria com o Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro (TIRio), espalhou pontos de coleta nos prédios da Alerj , que ficarão durante todo o mês de junho para receber computadores, impressoras, máquinas fotográficas, celulares e suas peças, em perfeito estado ou não. O material passará por uma triagem e será encaminhado para destinação correta e sustentável.

"A ideia desse evento, mais do que sensibilizar a população que transita todos os dias aqui na Casa, é viabilizar também o encaminhamento dos resíduos que são acumulados na Alerj ao longo do ano, para que possamos destinar de forma correta esses resíduos que são perigosos e que causam impactos negativos no meio ambiente", disse a secretária-geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento da Alerj, Geiza Rocha.

Segundo estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o sétimo maior produtor de e-lixo do mundo e o maior da América Latina. O lançamento da campanha faz parte do seminário “Desafios e Aprendizados na Implementação do Plano de Logística Sustentável (PLS)”, que reuniu representantes do Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) para contar suas experiências na elaboração do PLS e sua incorporação no cotidiano das instituições.

O assessor do Secretário Geral do MP, Rafael Costa, destacou que o órgão está elaborando seu PSL, definindo ações e metas para que seja lançado no fim deste ano, mas que já vem adotando medidas sustentáveis. "O plano vai prever uma serie de medidas que depois de implementadas vão gerar economia, mas já temos ações adotadas no MP, como a compra de lâmpadas leds em conjunto com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que nos garantiu uma redução considerável no preço de cada lâmpada", disse Rafael Costa.

Para a professora do Cefet-RJ, Úrsula Maruyama, conhecer a região e a situação social onde o plano será implementado é o primeiro passo a ser dado."É muito importante que seja participativa e colaborativa, tem que ter membros da comunidades, membros dos campus, no caso do Cefet, porque se a gente faz um trabalho sobre o PLS sem pensar na característica da região a gente corre o risco de estar criando um plano que não vai ser factível", comentou a professora.

O Plano de Logística Sustentável é uma ferramenta que permite aos órgãos estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na administração pública. Desde maio de 2013, todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica, fundacional e as empresas estatais são obrigados a desenvolver os seus planos, que devem conter os objetivos, as responsabilidades dos gestores que implementarão o plano, as ações, metas e prazos de execução, os mecanismos de monitoramento e a avaliação das ações que serão implementadas.

No fim de 2018, a Alerj aprovou a Lei 8.231/18, tornando a implementação do PLS obrigatória também na administração pública estadual. O uso sustentável de recursos naturais e bens públicos, a sensibilização e a capacitação dos funcionários e prestadores de serviço e a qualidade de vida no ambiente de trabalho são algumas das ações que devem ser estimuladas pelas unidades ou núcleos socioambientais em todo o estado.

FacebookTwitterWhatsappEmail