10.09.2019 - 18:36 Por Comunicação Social

COMISSÕES DEBATEM ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

As comissões de Ciência e Tecnologia, Educação e Especial da Juventude, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizarão audiência pública para discutir assistência estudantil. A reunião está marcada para esta quarta-feira (11/09), às 10h, na sala 316 do Palácio Tiradentes. Na ocasião, será debatida a política de assistência aos alunos no estado do Rio de Janeiro, questão central para garantir a democratização do acesso ao ensino superior, baseada em quatro eixos centrais: políticas de fomento, mobilidade, moradia e alimentação.

Segundo o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, deputado Waldeck Carneiro (PT), a audiência buscará inventariar o quadro atual, os pontos críticos e as alternativas para superar alguns desafios no setor. “A ampliação de cotas estudantis, de vagas no ensino público e os mecanismos de financiamento, como o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies) são fatores importantes, mas com a mudança na política nacional o aumento da pobreza e o corte de bolsas de estudos passa a ser fundamental que tenhamos clareza dos desafios", declarou o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, deputado Waldeck Carneiro (PT).

As comissões de Educação e Especial da Juventude são presididas pelos deputados Flávio Serafini e Dani Monteiro (Psol), respectivamente.