19.11.2019 - 15:14 Por Gisele Araújo

FÓRUM DA ALERJ DISCUTE FORMAS DE COMBATE À DERIVAÇÃO CLANDESTINA EM DUTOS NO ESTADO

Reunião da Câmara de infraestrutura do Fórum é realizada
  • Por Julia Passos
    Delmo Pinho, representante da Secretaria de Transporte.
  • Por JUlia Passos
    Macelino Gomes, representante da Transpetro.
    Reunião da Câmara de infraestrutura do Fórum é realizada
  • Por Julia Passos
    Secretária Geral do Fórum, Geiza Rocha.

Combater a derivação clandestina em dutos no Estado do Rio e viabilizar a atividade econômica da indústria do petróleo e gás foram os principais temas debatidos durante a reunião organizada pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico, vinculado à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Durante o encontro foi destacada a importância do estado na abertura de mercado na área petrolífera e na interação com novas empresas que virão ao Brasil.

Apesar de estar relacionado diretamente com os tipos de transportes presentes no Brasil, o dutoviário esta anexado à pasta do Ministério de Minas e Energia. A Secretaria Estadual de Transporte pretende incorporar a atividade dutoviária ao Planejamento Estratégico de Logística e Cargas (Pelc/RJ). Segundo o secretário, Delmo Pinho, a reunião organizada pelo Fórum de Desenvolvimento foi importante para agilizar ações ligadas à pasta. "Nosso plano, o Pelc, é um plano vivo e está em contínua atualização, então aproveitamos a oportunidade que o Fórum nos deu e já estamos agilizando uma reunião com os principais intervenientes no assunto", comentou o secretário.

Quanto à derivação clandestina em dutos no estado, o gerente-executivo de Proteção de Dutos da Transpetro, Marcelino Gomes, disse que o Rio de Janeiro tem características próprias na captação ilegal de gasodutos. E esse problema, de acordo ele, está presente principalmente na área rural com o furto, principalmente, de petróleo. "Nós temos uma parceria com o Ministério Público e com a Secretaria de Segurança do estado na busca de uma estratégia de atuação contra o crime organizado", relatou Gomes.

O gerente-executivo da Transpetro também destacou a importância da comunicação e da interação com a sociedade no combate ao furto de gasodutos. "Nos temos projetos sociais e programas de comunicação, mas a principal forma é promover a conscientização da população de que é preciso proteger o duto", destacou.

A secretária-geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento da Alerj, Geiza Rocha, acredita que a conexão com a Secretaria de Transportes é fundamental em termos estratégicos para a logística econômica do estado. "O mercado de gás no Brasil está se abrindo e o Rio de Janeiro pode ter uma participação importante", comentou.