PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

09.03.2020 - 18:38 Por Líbia Vignoli

DIA INTERNACIONAL DA MULHER É CELEBRADO COM SESSÃO SOLENE NA ALERJ

1/1
  • Por Thiago Lontra
    As contempladas nesta 17º edição do Prêmio Leolinda Daltro
  • Por Thiago Lontra
    Diploma Mulher Cidadã Leolinda Daltro
  • Por Thiago Lontra
    ALERJ HOMENAGEIA MULHERES FLUMINENSES COM ENTREGA DE PRÊMIO
  • Por Thiago Lontra
    ALERJ HOMENAGEIA MULHERES FLUMINENSES COM ENTREGA DE PRÊMIO
  • Por Thiago Lontra
    Alessandra M dos Santos, associação brasileira de mulheres de carreira jurídica, recebendo o prêmio da Enfermeira Rejane

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado pela Comissão de Defesa da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta segunda-feira (09/03), no Plenário Barbosa Lima Sobrinho do Palácio Tiradentes. Em uma sessão solene, dez mulheres da sociedade civil fluminense foram homenageadas com o Diploma Mulher-Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro, que destaca a contribuição de cada uma delas na defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero.

Durante a cerimônia, a presidente da comissão, deputada Enfermeira Rejane (PCdoB), destacou a importância que cada uma das mulheres homenageadas têm nos diferentes lugares da sociedade. “A presença de várias mulheres anônimas que lutam diariamente pelos seus direitos, pelo empoderamento e, principalmente, contra a violência, em lugares de destaque na sociedade, só mostra o quanto nosso trabalho não tem sido em vão”, argumentou a deputada.

A advogada Alessandra Moreira dos Santos é membro da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) e foi uma das homenageadas na sessão solene do Dia Internacional da Mulher. “Eu vim do subúrbio carioca e hoje receber esse prêmio tem uma importância muito significativa na minha vida. Acredito que quanto mais espaços nós mulheres pudermos ocupar, certamente que iremos lutar para estar lá. Precisamos desmistificar essa fala machista e patriarcal de que mulher não pode ser da política, pois podemos sim. Após muita luta conquistamos o direito do voto, agora nossa briga é que cada vez mais mulheres ocupem o parlamento”, declarou a advogada.

Também foram homenageadas Ângela M. M. Fontes, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM); Ana Lúcia da C. Barros, do Sindicato dos Policiais Civis do Estada do Rio de Janeiro (SINDPOL); Cleidejane Figueiró, da Associação Missão Resplandecer (AMIRES); Fernanda Fernandes, da Associação de Mulheres Advogadas da Zona Oeste (AMAZOEST); Irene Cassiano, da União Brasileira de Mulheres (UBM); Lourdes da Silva Petronilho, da Mulheres Negras de Petrópolis; Maria Rosilda P. de A. Moreira, da Associação de Mulheres da Ilha do Governador (AMUIG) e Rosimeri de Farias Leodoro, da Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB).

A mesa da solenidade foi composta por Helena Piragibe, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM); Camila Rodrigues, Secretária Estadual de Políticas para Mulheres; Flávia Nascimento, Coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro; Ângela Albino, Secretária Nacional da Mulher do PCdoB; Maria Prestes, escritora e viúva de Luiz Carlos Prestes e Ana Rocha, Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa da União Brasileira de Mulheres (UBM).

Feira da Mulher

Também em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e a Frente Parlamentar de Economia Solidária promoveram na Praça Quinze a “Feira da Mulher". O público pôde conhecer peças de artesanato, vestuário e produtos da gastronomia fluminense, produzidos por mulheres de todo o Estado do Rio de Janeiro.

 

FacebookTwitterWhatsappEmail