PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

02.09.2020 - 14:24 Por Nivea Souza

DESBUROCRATIZAÇÃO: TEMPO MÉDIO NO PAÍS PARA ABERTURA DE EMPRESAS É DE TRÊS DIAS

1/1
  • Por Reprodução de Tela
    Coordenadora do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), do Ministério da Economia, Anne Caroline Nascimento.
  • Por Reprodução de Tela
    Geiza Rocha. secretária-geral do Fórum da Alerj

Representante do Ministério da Economia disse, em live do Fórum da Alerj, que período ideal seria de um dia.


A advogada, diretora-substituta e coordenadora do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), do Ministério da Economia, Anne Caroline Nascimento, defendeu que a abertura média para uma empresa no Brasil seja de apenas um dia. Segundo ela, atualmente, o empreendedor gasta em média três dias para abrir seu próprio negócio. As declarações foram feitas durante encontro online com o tema ´Desburocratização - Avanços e Perspectivas´, promovido nesta quarta-feira (02/09) pelo Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro.

“Espero que esse tempo para abertura de uma empresa chegue a um dia apenas. É o que o empreendedor merece, mas já conseguimos progressos se fizermos um comparativo com janeiro de 2019. Hoje, já são dois dias a menos”,enfatizou Anne.

Ela fez uma apresentação sobre os detalhes burocráticos ainda enfrentados por empreendedores. “Não tem que ser assim, mas também não adianta fazer normas se elas não forem implantadas por quem trabalha na ponta. É necessário que o processo possa ser automatizado, sem análise humana”, salientou. Anne observou, ainda, que a desburocratização pode alavancar o país no ranking “Doing Business” do Banco Mundial.

A advogada também mencionou a dispensa de licenças e alvarás de funcionamento, prevista pela Lei de Liberdade Econômica, em vigor desde o fim do ano passado. Entre os tipos de empreendimentos beneficiados estão bares, cabeleireiro, manicure, borracharia, padaria, além de fábricas de alimentos artesanais, de calçados, acessórios e vestuário, atacado e varejo.

A secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, intermediou o debate e acredita que há poucos passos a serem dados para que empreendedores possam ser beneficiados com menos burocracia. “Temos sempre que olhar e ter os serviços voltados cada vez mais para o cidadão. Estamos sempre acompanhando o trabalho do Sebrae-RJ, principalmente no que diz respeito às leis’’, disse Geiza.

Mapa de empresas

Para obter informações sobre o Mapa de Empresas é só acessar aqui. O Mapa disponibiliza informações atualizadas sobre estabelecimentos registrados no país, quantidade de empresas abertas e fechadas, tempo médio para abertura, localização e atividades desenvolvidas.

 

FacebookTwitterWhatsappEmail