ALERJ CELEBRA OS 80 ANOS DA FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO EM SOLENIDADE NO PALÁCIO TIRADENTES
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) celebrou, na noite desta terça-feira (23/09), os 80 anos da tradicional Feira de São Cristóvão em solenidade realizada no Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento fluminense. Em 2023, a Alerj aprovou um projeto de lei da deputada Tia Ju (REP), que reconhece a feira como Patrimônio Histórico, Turístico, Cultural e Gastronômico do Estado.
“É um espaço não somente de tradição e cultura, mas um local que marca a luta e resiliência de um povo que saiu da sua terra natal e que escolheu Rio de Janeiro como sua residência. Com pequenas barracas, de uma forma bem artesanal, começaram a feira. Hoje, ela funciona em um pavilhão. Isso já perdurou 80 anos”, celebrou Tia Ju.
Ainda segundo a parlamentar, tramita na Casa o requerimento para a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e Tradições Nordestinas.
Realização de sonhos
Feirante há mais de 28 anos, Jerlany Versia contou que, para ela, a Feira de São Cristóvão é sinônimo de acolhimento. “A gente vem do Nordeste com sonhos e a feira realizou todos os meus. Criei meu filho lá, com muita luta e trabalho, e falo que ela nos proporciona muita coisa”, expressou.
Já o diretor da Comissão dos Feirantes do Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, Luiz Carlos dos Santos, relatou como começou a se dedicar à feira. “Quando entrei, em 2009, eu nem queria, mas fui criando uma paixão e, depois, mais ainda porque meu pai é nordestino. Hoje, no quarto mandato na direção da feira, eu passei a lutar por esse lugar e agradeço a quem faz ela andar: os clientes, os músicos e, por fim, a comissão”, agradeceu.
Homenagens
Durante a solenidade, foram entregues honrarias em reconhecimento à Feira de São Cristóvão. Músicos, bandas e artistas que se apresentam no espaço receberam o Diploma Cultural Agamenon-Marabá. Já os feirantes mais antigos e integrantes da diretoria da feira foram agraciados com o Diploma de Mérito Legislativo.
No encerramento das homenagens, também foi concedida Moção de Aplausos, Louvor e Congratulações em comemoração aos 80 anos do Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, onde a feira funciona.
ENVIE POR E-MAIL
Os campos que contém
são de preenchimento obrigatório.