PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

24.09.2025 - 18:30 Por Comunicação Social

AVISO DE PAUTA: COMISSÃO DE SEGURANÇA ALIMENTAR DISCUTE OS IMPACTOS DA ABERTURA DE CAPITAL DA CEDAE E O CONTROLE DA ÁGUA

A Comissão de Segurança Alimentar, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizará audiência pública nesta quinta-feira (25/09) para debater a abertura de capital da Cedae e os impactos na segurança hídrica da população. O encontro será, às 14h, no plenário da sede do Parlamento.

Na semana passada, a Secretaria de Estado da Casa Civil publicou o extrato do contrato assinado entre a Cedae e o consórcio Hidro Rio, ao custo de R$ 18,75 milhões, para desenvolvimento dos estudos, análises preliminares, avaliação, estruturação e execução de eventual projeto voltado ao fortalecimento da estrutura de seu capital.

“Esse estudo pode ser a porta de entrada para entregar o controle da empresa, diluir a participação pública e colocar um patrimônio estratégico a serviço de interesses privados e de barganhas políticas. Isso significa que a empresa pública, que hoje garante água para milhões de pessoas, está sendo preparada para ser entregue ao mercado financeiro, transformada em moeda de troca política e colocada a serviço dos interesses dos acionistas, não da população”, comentou a deputada Marina do MST (PT), que preside a comissão.

Entre os convidados da audiência estão o secretário de estado da Casa Civil, Nicola Miccione; representantes do consórcio Hidro Rio; o presidente Cedae, Aguinaldo Ballon; o presidente da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico (Agenersa), Rafael Menezes; o conselheiro da Cedae Jorge Briar; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento e Meio Ambiente (Sintsama), Victor Duque; e o coordenador nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens, Roberto Carlos.

 

FacebookTwitterWhatsappEmail