PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

27.11.2025 - 11:39 Por Otávio Fonseca

ALERJ HOMENAGEIA CANTOR JORGE VERCILLO COM A MEDALHA TIRADENTES

1/1
  • Por Octacílio Barbosa
  • Por Octacílio Barbosa
  • Por Octacílio Barbosa
  • Por Octacílio Barbosa

O artista considera essa honraria mais importante do que ter ganhado o famoso prêmio Grammy.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) promoveu, na última quarta-feira (26/11), a entrega da Medalha Tiradentes ao cantor e compositor Jorge Vercillo. A condecoração - maior honraria concedida pela Casa - foi proposta pela deputada Carla Machado (PT) e reconhece a contribuição do artista para o cenário musical brasileiro, bem como sua relevância na valorização da vida urbana carioca e na crítica às mazelas sociais. Na ocasião, o escritor Rogério de Almeida Freitas, conhecido pelo pseudônimo Jan Val Ellam, também foi premiado com a Medalha Tiradentes.

Carla Machado ressaltou que a homenagem celebra a arte e a música. “É uma honraria que vai atender à arte, à música, com o nosso querido Jorge Vercillo, que completa 30 anos de carreira este ano. São mais de 200 composições, onde ele fala do amor, da natureza e traz tantas coisas boas da espiritualidade, do encontro com o nosso eu interior”, afirmou a deputada.

Ao receber a Medalha Tiradentes, Jorge Vercillo agradeceu a homenagem. “Esse prêmio, pra mim, é mais importante do que um Grammy, é mais importante do que um prêmio da música brasileira - sem desmerecer, são prêmios importantíssimos. Mas não é um prêmio de cunho mercadológico; é um prêmio relacionado à minha obra e ao impacto que ela teve e tem na expansão da consciência da sociedade. E acho que esse é o principal motivo da minha existência”, declarou.

Durante a cerimônia, o cantor presenteou o público com interpretações de alguns de seus maiores sucessos, como as músicas “Fênix”, “Verdade Oculta” e “Marjaravon”.

Com mais de 50 obras publicadas, o escritor Rogério Freitas também se sentiu agraciado com a Medalha Tiradentes e expressou sua emoção com o reconhecimento. “Ainda estou tentando entender como lidar com isso, pois a minha tentativa de ser alguém que semeia reflexão, através de livros e palestras, é algo que faço com muita modéstia, porque só posso fazer de maneira simples, já que buscar a verdade pressupõe simplicidade e, acima de tudo, não ter a pretensão de que se sabe, de que se coleciona certezas”, disse.

Trajetória do cantor

Carioca, Jorge Vercillo nasceu em 11 de outubro de 1968. Com mais de 200 obras inscritas no Ecad e quase duas dezenas de discos lançados - entre álbuns de canções inéditas, gravações ao vivo e participações -, é um dos recordistas em composições presentes em trilhas sonoras de novelas e séries de prestígio da TV Globo. Sua carreira de mais de 30 anos começou nas noites de bares cariocas. Entre 1999 e 2019, mais de 20 de suas canções ocuparam o topo das listas de músicas mais executadas no país.

Além de compositor, intérprete e instrumentista, Vercillo atua como produtor, contribuindo para o resgate de clássicos da MPB e para o lançamento de novos talentos por meio de produções audiovisuais, criação de selos musicais e exploração de novos modelos de distribuição em plataformas digitais.

 

FacebookTwitterWhatsappEmail