PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

12.08.2026 - 16:33 Por Buanna Rosa e Petra Sobral

JOGOS ELETRÔNICOS PODERÃO SER USADOS COMO TERAPIA NO ESTADO DO RIO

  • Por Erick Quintanilha

O Estado do Rio poderá criar o Programa “Gameterapia Inclusiva”, que prevê o uso de jogos eletrônicos como ferramenta terapêutica complementar para pessoas com deficiência, síndromes e com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A medida consta no Projeto de Lei 3.565/24, aprovado em primeira discussão, nesta quarta-feira (12/08), pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A norma ainda precisa passar por uma segunda votação na Casa.

A gameterapia poderá ser realizada em instituições públicas ou privadas, por meio de sessões individuais ou em grupo. Os atendimentos deverão ser conduzidos por profissionais terapeutas capacitados e habilitados para a atividade, conforme exigências do poder público para o exercício da profissão.

De acordo com a norma, o tratamento também deverá contar com avaliações qualitativas periódicas, com o objetivo de acompanhar os resultados e adequar as atividades às necessidades de cada paciente. Os objetivos terapêuticos individualizados serão identificados por fisioterapeutas ou terapeutas ocupacionais.

FacebookTwitterWhatsappEmail